quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

4º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: entre a Literatura e a Ciência - rota(s) para a formação de leitores






“Por vezes nas páginas de divulgação científica encontra-se não só literatura, mas também grande literatura – e que bem escrevem, por exemplo, Carl Sagan ou Stephen Jay Gould”, como refere Carlos Fiolhais. 
Recordemos que, na ótica pessoana (Álvaro de Campos): “O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo /O que há é pouca gente para dar por isso”.

A verdade é que na trajetória da humanidade, ciência e literatura têm uma história paradoxal: foram-se tocando, mas na maioria das vezes divergem, aparentemente, por caminhos opostos.

Torna-se evidente a necessidade de aproximar a leitura de ciência e a leitura de ficção, dado que a ciência e a literatura são parte do todo indivisível do humano.

Nas Bibliotecas, tentamos saber e conhecer+.

O Programa da Rede de Bibliotecas Escolares faz eco desta ideia no Quadro estratégico 2014-2020, em cujos padrões de qualidade se especifica claramente que, estimulando o gosto pela literatura, pelas artes e pelas ciências, as bibliotecas escolares constituem-se como lugares de desenvolvimento educativo e também de fruição cultural. Acresce a esta ambivalência o filão estruturante das atividades de aproximação ao currículo, que enriquecem e estimulam as aprendizagens para além da sala de aula.

Um projeto no âmbito da Rede de Bibliotecas do concelho de Coimbra, em articulação com o programa da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e os Centros de formação de associação de escolas Minerva e Nova Ágora

Encontro Marcado no dia 17 e 18 de Fevereiro, em coimbra.

Gratuito, mas inscrição obrigatória

aqui: http://www.cfae-minerva.edu.pt/site/index.php/en/48-plano-de-formacao-2015/120-encontro-de-literatura-infantil-e-juvenil-entre-a-literatura-e-a-ciencia-rota-s-para-a-formacao-de-leitores

Sem comentários:

Do século das crianças ao século de instrumentalização das crianças

Muito em virtude do Movimento da Educação Nova, iniciado formalmente em finais de 1890 e, em especial, do trabalho de Ellen Key, o século XX...