sexta-feira, 26 de julho de 2024

LIvros de ciência para o Verão

Minhas sugestões de livros saídas na imprensa regional:

O Verão é um excelente período para leituras. E, em mais um Verão, deixo uma lista de livros de ciência ou relacionados com a ciência, que têm em comum o facto de terem saído há pouco tempo em Portugal. A ordem é a alfabética do apelido do autor:

1- Nicklas Brendborg, As Medusas Envelhecem ao Contrário. Aprenda os segredos da longevidade com a Natureza.  Contraponto.
Um jovem biólogo dinamarquês que estuda o envelhecimento analisa esse tema, num livro que, começando por examinar as medusas e outros exemplos de longevidade no reino animal, desvenda algumas descobertas científicas e deixa alguns conselhos práticos para manter a juventude. Uma mensagem forte é que a herança genética só é responsável por uma parte pequena da longa vida: o resto cabe-nos a nós ao regularmos a nossa interacção com o ambiente.

2- Vítor Cardoso, O Eclipse do Tempo. Guia para entrar em buracos negros. Oficina do Livro.
Um astrofísico português com grande currículo no estudo de buracos negros, professor no Instituto Superior Técnico e no Instituto Niels Bohr em Copenhaga, escreveu uma obra de divulgação sobre o tempo e os «monstros cósmicos» que engolem o tempo, precisamente os buracos negros. O prefácio é do Nobel da Física Reinhard Genzel, o astrofísico alemão que ajudou a determinar a massa do superburaco negro que está no centro da nossa galáxia, e o posfácio de Emanuele Berti, que dirige a Sociedade Internacional de Relatividade Geral e Gravitação.

3- António Galopim de Carvalho. Ao Romper da Aurora. Âncora.
O professor jubilado de Ciências da Terra da Universidade de Lisboa, autor de muitos outros livros, reúne aqui muitos dos textos que escreveu para redes sociais à volta da sua vida. O título explica-se porque o professor gosta de escrever de madrugada.

4- Jeff Goodell. O Calor é que Te Vai Matar. O que está realmente a acontecer no planeta e as dramáticas previsões do clima. Lua de Papel.
Um livro. de um jornalista norte-americano, sobre alterações climáticas globais, este com a tónica no problema dramático em que o sobreaquecimento do planeta se pode tornar se não conseguirmos conter as emissões do dióxido de carbono. Um sério aviso, na linha de outros como os de Elizabeth Kolbert e David Wallace-Wells.

5- Benjamin Labatut. Maniac. Relógio d’Água.
Biografia romanceada do genial físico e matemático norte-americano de origem húngara John von Neumann, da autoria de um escritor contemporâneo muito original. Labatut é um holandês que em jovem se mudou para o Chile e começou a ficar famoso com um livro muito premiado: Um Terrível Verdor.

6- Filipa Almeida Mendes. Vou Emagrecer. Avenida da Liberdade.
Uma jovem jornalista do Público resume o essencial das últimas novidades da biomedicina para tratamento da obesidade: fármacos, como os da empresa dinamarquesa Nordisk, utilizados para o tratamento da diabetes revelaram eficácia no emagrecimento, mesmo para quem não é diabético.

7- David Reich. Quem Somos e Como Chegámos até Aqui. Gradiva.
Aprofundando os trabalhos do sueco Svante Pääbo, Prémio Nobel da Medicina pela sequenciação do genoma do homem de Neandertal, outro especialista em genética humana, este norte-americano, informa-nos como o estudo das nossas origens está a ser extraordinariamente alargado graças ás técnica de descodificação genómica.

8- Carlo Rovelli. Há Lugares no Mundo onde a Gentileza É Mais Importante do que as Regras. Objectiva.
O físico italiano Rovelli é um dos nomes cimeiros da divulgação da Física. Este livro, que surge na sequência de outros sucessos do mesmo autor, contém um conjunto de crónicas originalmente saídas na imprensa italiana. Na sua diver0sidade, exibem os dotes de escrita do autor para além claro do seu conhecimento da ciência e da história e da sua sensibilidade para ligar a ciência com as artes.
 

9- Mary-Jane Rubenstein. Astrotopia. A perigosa religião da corrida ao espaço. Zigurat.
Uma professora e investigadora na área de Religião e Ciência discute as relações entre as visões utópicas da conquista do espaço, transmitidas por empresários multimilionários como Elon Musk e Jeff Bezos, e as visões religiosas tradicionais. O nosso destino estará mesmo no espaço?

10- Carl Sagan. Contacto. Gradiva.
Reedição, com nova capa, de um bem-sucedido romance de ficção científica, sobre o contacto entre terrestres e extraterrestres longínquos, da autoria do cientista planetário e grande divulgador de ciência norte-americano. O livro serviu de argumento para um filme, protagonizado por Jodie Foster.

11- Stefano Sandrone. Vida de Nobel. Guerra & Paz.
Conjunto de entrevistas a Prémios Nobel, conduzidas por um neurocientista italiano, a duas dúzias de laureados Nobel, 9 da Química, 4 da Física, 8 da Medicina e 3 da Economia. É inspirador ouvir estas vozes de grandes cientistas, não só sobre a sua visão da ciência, mas também sobre a sua visão do mundo.

12- Lixing Sun. Os Mentirosos da Natureza e a Natureza dos Mentirosos.  Batota e dissimulação no mundo vivo. Temas e Debates.
Um biólogo chinês discute como a mentira pode ser uma estratégia na luta pela vida que está omnipresente na evolução biológica. Os humanos que mentem mais não fazem do que seguir exemplos dados por muitas espécies. A impostura não se restringe ao mundo humano…

13- Neil de Grasse Tyson, Cartas de um Astrofisico. Objectiva.
Tyson divide com Rovelli a proeminência na divulgação da Física, agora que Sagan e Hawking já não estão entre nós. Estas são cartas que o divulgador da ciência norte-americano e director do Planetário Hayden em Nova Iorque, escreveu sobre ciência, crença, filosofia e vida foram respostas a pessoas que lhe colocaram questões.

Boas leituras!

PS) E tarde, mas ainda a tempo, pois só o recebi agora:

- Dan Levitt, De que somos feitos? Lua de Papel.
Com prefácio meu. Com o elucidativo subtítulo "A história dos átomos do seu corpo, desde o Big Bang até ao jantar de ontem, este livro de um realizador norte-americano de documentários  científicos conta-nos como temos dentro de nós quer partículas do Big Bang quer átomos feitos em estrelas.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Livro 5": Benjamin Labatut, em vez de Benjamin Labarut

Carlos Fiolhais disse...

Ok, obrigado!

Como se divertiam! Um conto de Isaac Asimov

      Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião     Tradução do conto The fun they had, de Isaac Asimov, publicado em 1951 e a que fizemo...