quarta-feira, 2 de novembro de 2016

"CIÊNCIA ÀS SEIS" - NOVO CICLO DE PALESTRAS NO RÓMULO CENTRO CIÊNCIA VIVA DA UC



“Ciência às Seis” é o novo ciclo de palestras destinadas ao público em geral, que decorrerão no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade entre 8 de Novembro de 2016 e 11 de Julho de 2017. Esta iniciativa do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade, Centro que é dirigido pelo Professor Carlos Fiolhais, está ser coordenada por António Piedade, Bioquímico e Comunicador de Ciência.

Programa:

2016
8 de Novembro – “A Neurociência da Felicidade”, por Manuela Grazina, Bioquímica, Geneticista, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Directora e fundadora do Laboratório de Bioquímica Genética (CNC/FMUC).

22 de Novembro – “As Plantas na Obra Poética de Camões”, por Jorge Paiva, Biólogo, Investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2014.

13 de Dezembro – “Educação, Tecnologias e Conectividade", por António Dias de Figueiredo, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

2017
10 de Janeiro"Um Passeio pelo Cosmos", por Miguel Claro, astrofotógrafo e comunicador de ciência na área da astronomia.

31 de Janeiro - “Distinguir Ciência de Falsa Ciência”, por David Marçal, Bioquímico e comunicador de ciência.

21 de Fevereiro – “Matemáticos Portugueses do século XVI: um retrato de grupo”, por Henrique Leitão, Investigador auxiliar da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Prémio Pessoa 2014.

14 de Março“Astrobiologia: Origem e deteção de vida no nosso sistema solar”, por Zita Martins, Astrobióloga, Investigadora no Imperial College e Royal Society, de Londres, Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada.

28 de Março – “Porque nos havemos de importar com a Ciência”, por Joana Lobo Antunes, Comunicadora de Ciência no Instituto de Tecnologia Química e Biológica - António Xavier (ITQB NOVA).

18 de Abril – "A herança de Lord Rayleigh", por Pedro Freitas, Matemático, Professor na Universidade de Lisboa, Investigador no Grupo de Física Matemática da Universidade de Lisboa.

9 de Maio"Sociologia da ciência e estudos sociais da ciência: duas perspetivas sobre um objeto?", por Ana Delicado, Socióloga, Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

30 de Maio – “Materiais e tecnologias sustentáveis e amigas da sociedade”, por Elvira Fortunato, Professora do Departamento de Ciências dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa.

13 de Junho"Buracos negros e ondas gravitacionais: os primeiros 100 anos", por Carlos Herdeiro, Físico, Professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

27 de Junho – "Malária - tão simples e tão complexo", por Maria Mota, Investigadora e Directora Executiva do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa (IMM). Prémio Pessoa 2013.

11 de Julho – “Algumas notas sobre Reprodução e Células Estaminais: Da Investigação à Ética e à Comunicação de Ciência”, por João Ramalho-Santos, Biólogo, Professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Director do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).

Todas as palestras terão início pelas 18h00, com acesso livre ao público em geral.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...