segunda-feira, 21 de novembro de 2016

MÊS DA CIÊNCIA DA FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Conferência
 
A Ciência das Previsões
 
Dia 23 de Novembro, em Lisboa
 
Marine Le Pen vai vencer as próximas eleições presidenciais em França? Donald Trump vai começar uma guerra em 2017? A selecção portuguesa de futebol vai vencer o Mundial de 2018?
 
Até onde podemos ver o futuro?
Para algumas pessoas, prever fenómenos como estes não é impossível. Num projecto científico, Philip E. Tetlock encontrou «superprevisores» que acertam quase sempre e batem analistas profissionais, mesmo os que têm acesso a informação privilegiada.

Nesta conferência, Tetlock vai explicar o método dos «superprevisores». Seguem-se uma sessão de perguntas e respostas com Pedro Magalhães e uma mesa redonda com Barbara Ann Mellers, João Caraça e Paulo Rodrigues. A moderação vai caber a Carlos Fiolhais.
Inscreva-se aqui ou assista em directo no site da Fundação
«O especialista médio é aproximadamente tão preciso como um chimpanzé a atirar dardos.»
Ler artigo completo
 
 
 
 
Até a onde é que a ciência nos leva?
 
Conferência
 
Regresso ao Admirável Mundo
 
28 de Novembro, em Lisboa
 
Einstein disse: "Nunca penso no futuro, ele acaba sempre por chegar cedo". É por essa "pressa" que o futuro tem em chegar que devemos ter urgência em pensá-lo para, se possível, nos prepararmos para ele. A partir do presente e dos sinais que ele nos dá, podemos antecipar o futuro? Em particular, quais serão as indústrias, as artes, os modos de via que nos esperam? Será que da observação sobre as indústrias que maior criatividade hoje incorporam, sobre a conjugação que se está a fazer entre tecnologia e arte, ou sobre os novos estilos de vida que estão a surgir podemos retirar hipóteses sobre o futuro?

Vão debater António Câmara (Universidade Nova de Lisboa), Marta de Menezes (artista) e Lino Fernandes (gestor de ciência e inovação). O moderador será Pedro Magalhães (director científico da Fundação).
 
GPS - Global Portuguese scientists
Já há mais de 1000 inscritos na rede GPS – Global Portuguese Scientists! E alguns fazem investigação no Japão, na Tailândia, na China, na… Antártida.

A rede GPS vai ser apresentada amanhã, dia 22 de Novembro, às 17h30 no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Para além do coordenador da GPS, David Marçal, vão falar representantes da Fundação, da agência Ciência Viva e de associações de investigadores portugueses no estrangeiro, parceiras deste projecto.
Inscreva-se aqui

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...