quarta-feira, 9 de outubro de 2024

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar 2 novas publicações com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital, em Acesso Aberto.

NOVIDADES EDITORIAIS

 

Série “Autores Gregos e Latinos” [textos]

 

- Maria de Fátima Silva, Pausânias. Descrição da Grécia. Livro VII. Introdução, tradução do grego e notas (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024). 158 p. 

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2635-2

 

- Maria de Fátima Silva, Pausânias. Descrição da Grécia. Livro VIII. Introdução, tradução do grego e notas (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024). 245 p.

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2637-6

  

[Pausânias é o nosso único testemunho de literatura periegética e o autor de um relato precioso sobre a Grécia da época de ocupação romana (séc. II d.C.). A sua descrição é a de alguém que viajou e sintetiza o que ‘viu’, com um olhar que não é só o de um turista curioso, mas de um intelectual que dispõe de uma sólida formação cultural e de uma informação ampla, em resultado de uma recolha criteriosa de todo o tipo de fontes, orais e escritas. Para com Pausânias mantemos em aberto uma enorme dívida: a de ter salvado um lastro de monumentos, de acontecimentos históricos, de figuras e de tradições que, sem ele, se teriam em definitivo apagado da memória dos homens.]

 _____________________________________________

Sem comentários:

UM CRIME OITOCENTISTA

  Artigo meu num recente JL: Um dos crimes mais famosos do século XIX português foi o envenenamento de três crianças, com origem na ingestã...