quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

"Roda que Roda" de João Manuel Ribeiro

J
oão Manuel Ribeiro é um dos autores nacionais com mais títulos de literatura infanto-juvenil.
Licenciado e Mestrado em Teologia pela Universidade Católica do Porto, com a dissertação  «A evolução espiritual de Antero de Quental – Um itinerário da modernidade em Portugal», é doutor em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a dissertação  «A Poesia na Escola – Resposta ao texto poético e organização do ensino». É também mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela mesma Faculdade, com dissertação sobre «A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das Orientações Curriculares às decisões docente» e Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona.

Formador de professores e outros formadores, criou em 2017 e dirige o projecto "A Casa do João", que consiste de uma Revista de Literatura Infantil e Juvenil (trimestral) (www.acasadojoao.info), revista à qual dei uma entrevista que saiu no último número,  um Canal de WEB TV, uma Web Rádio (www.radiotropeliasecompanhia.online) e prepara um Programa de Educação Literária (www.tropeliasecompanhia.pt ).

Tenho em mãos, com data de Outubro de 2019, um dos seus últimos livros de poesia infantil (com o ritmo com que publica nunca se sabe se é o último. De capa dura e colorido intitula-se "Roda que Roda" (editora Trinta por uma Linha, do Porto) e tem ilustrações de Miriam Reis. Os poemas infantis, em linguagem simples. são todos eles, de uma maneira ou de outra, inspirados pela ciência. Resultam muito bem se forem lidos com a necessária expressão. Trancrevo um, relacionado com o título:

"ENERGIA SOLAR

O Sol
O Sol volta
O Sol volta e volta
O Sol volta e volta e volta
O Sol volta e volta e volta e volta
&
O Sol nunca se revolta,
o Sol nunca se cansa
de ser criança."

Livros como este não deveriam faltar nas bibliotecas de jardins de infância e de escolas básicas. Obrigado, João, pelo magnífico trabalho que tens feito com a tua Casa.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...