terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Introduzir os doutorados nas empresas

Minha ideia para Portugal que foi publicada a 23/11/2017 no número de 20 anos do Jornal de Negócios:

Uma das maiores transformações que se deu em Portugal nos últimos 30 anos foi a enorme expansão do sistema científico, bem visível em dois indicadores que mostram um elevado crescimento ininterrupto: o número de novos doutorados em cada ano e o número de novas publicações científicas também em cada ano. Em 1986, ano da nossa entrada na União Europeia, doutoraram-se em Portugal ou no estrangeiro, pedindo equivalência em Portugal, 216 indivíduos e em 2015 já foram 2969 (a maior parte mulheres!). Em1986, publicaram-se 664 artigos em revistas especializadas e, em 2015, ,já foram 21.333. Nenhum destes indicadores foi afectado pela crise. As pessoas continuaram a doutorar-se, mesmo pagando do seu próprio bolso, e continuaram a realizar trabalho científico reconhecido em avaliação internacional pelos pares. Portanto, qualificou-se muita gente, que é capaz de produzir novo conhecimento nas mais variadas áreas.

Mas há um problema grave que urge resolver: o emprego científico. Não está resolvida a questão profissional dos jovens que obtêm qualificação ao mais alto nível. Só uma parte muito pequena dos doutorados encontra emprego no ensino superior e laboratórios estatais e só uma parte ainda mais pequena vai trabalhar em empresas. Muitos deles têm procurado trabalho no estrangeiro (ver o projecto GPS,Global Portuguese Scientists da Fundação Francisco Manuel dos Santos). O que é preciso fazer? Além da renovação geracional das escolas do ensino superior e dos laboratórios de Estado, que só lenta e parcialmente está em curso, são precisos estímulos (por exemplo, de natureza fiscal) para que as empresas contratem doutorados, de modo a transferir conhecimento para a economia. Sem isso,a sociedade do conhecimento ficará comprometida, limitando-nos a importar novas ideias e produtos produzidos noutros sítios.

 Introduzir os doutorados nas empresas:eis uma ideia de negócio que nos ajudaria a abrir as portas do futuro!

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...