domingo, 31 de dezembro de 2017
2018
Em 2018 passam 100 anos do nascimento de Richard Feynman (na foto), o físico americano que recebeu o Nobel e foi o autor das "Feynman Lectures on Physics" e "Está a brincar Sr. Feynman" (nasceu a 11 de Maio de 1918). Passam também os 100 anos do físico Abraham Pais, o biógrafo de Einstein ("Subtil é o Senhor"). Passam 100 anos do Nobel da Física de Max Planck e do Nobel da Química de Fritz Haber.
Passam 100 anos do nascimento do político Nelson Mandela e do músico Leonard Bernstein. Passam 100 anos do fim da 1.ª Guerra Mundial, 100 anos da morte do czar Nicolau II e família e, entre nós, 100 anos da morte de Sidónio Pais. Passam 100 anos do nascimento dos historiadores Vitorino Magalhães Godinho e Armando de Castro e da escritora Odette de Saint-Maurice.
Passam 150 anos do nascimento do inventor Padre Himalaia e do compositor Viana da Mota.
Passam 200 anos do nascimento do sociólogo e filósofo Karl Marx e também do nascimento do físico James Prescott Joule. Passam 200 anos da publicação de "Frankenstein", a obra prima de Mary Shelley.
Passam 250 anos do nascimento do médico português Bernardino António Gomes, que estudou o quino para curar a malária e foi pioneiro da vacinação. Passam 250 anos da fundação do primeiro jardim botânico português, na Ajuda, em Lisboa, e da Imprensa Rágia, também em Lisboa.
2018 vai ser o Ano Europeu do Património Cultural e o Ano da Biologia Matemática. Em 2018 as Olimpíadas Internacionais da Física vão decorrer em Lisboa os Jogos Universitários Europeus vão ser em Coimbra.
Feliz 2018!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA
A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à in...
3 comentários:
Todas estas grandes personalidades contribuíram, cada um há sua maneira, para o avanço civilizacional da Humanidade.
Há cerca de quinhentos anos, os navegadores portugueses e espanhóis foram os primeiros a dar novos mundos ao mundo. Na Velha Europa entraram novas culturas, como a da humilde, nutritiva e saborosa batata, originária da cordilheira dos Andes. Em 2018, passam 10 anos da proclamação de 2008 como Ano Internacional da Batata.
cada um há sua maneira,
Retiro o h mudo que erradamente usei no passo "cada um há sua maneira" do meu comentário de 1 de janeiro de 2018, que deve passar a ler-se "cada um à sua maneira".
Estou profundamente arrependido do erro ortográfico que cometi quando, logo na primeira frase do comentário, elogiava figuras históricas da mais alta craveira.
Não sei onde tinha a cabeça para ter desrespeitado de forma tão grosseira a ortografia portuguesa, mas a verdade é que durante esta quadra festiva comi muito queijo francês!...
Um Bom Ano Novo!
Enviar um comentário