domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sim, para onde caminhar no ensino da matemática em Portugal?

No âmbito do debate Currículo para o Século XXI que está a ser implementado pelo Ministério da Educação, teve lugar no dia 13 de Janeiro de 2017 uma conferência sobre o currículo da matemática - Pensar a Matemática -, organizada pela Direcção-Geral da Educação e que agora está disponibilizada online.

Vale a pena ver a mesa redonda Educação Matemática em Portugal – Para onde caminhar? na qual intervieram a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Associação de Professores de Matemática e a Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

A impressão de quem está de fora é a de que, em Portugal, depois de tantas tentativas para encontrar um caminho, mais uma vez não foi possível chegar a um consenso mínimo.


3 comentários:

Mário R. Gonçalves disse...

E assim vai mudar tudo outra vez, complicar a vida a professores e alunos, para quê ? para nada, daqui a 4 anos volta a mexer tudo sem avaliação.

O mais horrível são as horas deitadas fora na Área Projecto, experiência completamente falhada, e na Educação Cívica, completamente inútil e perniciosa. É voltar ao reino da mediocridade - se todo esse lixo entra também na avaliação do aluno , então sabemos que ela deixa de ser minimamente credível. Ganham os colégios.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o anterior comentário. Diria melhor, todo o sistema se tornou uma Área Projecto, o reino da mediocridade.
Quem ouviu as conclusões do PISA:
https://www.youtube.com/watch?v=cPYcq2Gi8Cc
Entendeu bem onde estão os pontos fracos na Escola nacional. Mais de algo não significa melhor. E acabem lá com o (des)AO90 que é só mais um cancro na Escola e Sociedade. Que escumalha!!!

Anónimo disse...

Como sempre, é um grande gosto ouvir o professor Buescu a falar destes assuntos. :) Tomara que o ouvissem mais vezes...

FÁBULA BEM DISPOSTA

Se uma vez um rei bateu na mãe, pra ficar com um terreno chamado, depois, Portugal, que mal tem que um russo teimoso tenha queimado o te...