quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Moradas Celestes: o imaginário extraterrestre na cultura portuguesa

 






 
Vai decorrer amanhã, 5ª feira, dia 26 de Fevereiro, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, pelas 18:00 horas, a apresentação do livro de Joaquim Fernandes intitulado: Moradas Celestes: o imaginário extraterrestre na cultura portuguesa.



 Com a presença do autor, Carlos Fiolhais, Director do Centro, fará a apresentação do livro.

Com entrada livre, esta sessão destina-se sobretudo a todos quantos se interessam por temas relacionados com o Cosmo.
 
Sinopse: Nesta vasta amostra de narrativas de autores portugueses, inspiradas pelas imagens e leituras do cosmos, podem identificar-se alguns dos principais tópicos universais que traduzem a experiência humana face ao universo infinito, na confluência da ciência e da religião, apreendida e interiorizada pelas modalidades específicas da cultura portuguesa entre os séculos XVII e XIX:– As origens do universo (“mundo”) e da vida;– A cronologia da Criação bíblica e a idade do mundo;– O lugar da Terra e da Humanidade no cosmos;– A possibilidade de existência do “Outro”, similiar ao humano ou não. Em "Moradas Celestes" desfilam todos estes motivos, nas diferentes abordagens dos nossos criadores e mentores culturais, através dos principais géneros literários que foram veiculando a mitologia extraterrestre e a tradição das “humanidades” plurais na cultura ocidental: o compêndio astronómico e geográfico, o tratado de filosofia natural e os textos apologéticos e catequéticos; a poesia didáctico-naturalista, a narrativa utópica e onírica, isolada ou servida pela imprensa periódica de instrução geral (viagens à Lua, viagens cósmicas imaginárias).

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.