https://soundcloud.com/hominumpodcast/hominum-08-carlos-fiolhais
para ouvir a entrevista que dei a David Lopes. Introdução do entrevistador:
"Carlos Fiolhais é Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra e um dos maiores maior divulgadores e mais reconhecidos escritores de ciência em Portugal, com cerca de mais de 30 livros publicados.
Foi ele que veio esta vez até ao nosso estúdio, para falarmos sobre a sua visão do futuro da humanidade, sobre Inteligência Artificial, o seu percurso escolar, e claro, sobre ciência."
3 comentários:
Bach, ao cabo de 8 anos de ser músico da corte do duque de Wilhelm Ernest, quis ir embora mas o duque não permitiu. Vai daí, é preso por insubordinação e passa o mês de novembro de 1717 na prisão, demitindo-se depois do cargo. Na altura, os direitos dos trabalhistas não eram favorecidos.
Isto eu admiro - insubordinação artística.
Como disse Charles Gounod em Le Figaro (1891): "Mozart é o mais belo, Rossini o mais brilhante, mas Bach é o mais completo: disse tudo o que havia a dizer."
A visão do futuro?
Não consigo ver.
Inteligência Artificial não é o que todos temos? Desde quando é que a inteligência é natural? A inteligência que transmitimos aos computadores é a nossa. A diferença é que nós pensamos que pensamos... porque temos um mecanismo orgânico que nos permite fazê-lo. Quando conseguirmos construir um robot orgânico igual a nós, seremos Deus iguais a Deus - Elohim (o Deus plural). E os robots hão de pensar que pensam. Naturalmente.
Enviar um comentário