domingo, 18 de outubro de 2026

A MORTE EM DIRECTO: SEGUNDA ADENDA

Nota na sequência do texto.

O presidente do país que aprovou a transmissão pela internet da execução de um condenado à morte, voltou atrás na decisão (ver aqui um texto de Inês Prazeres Reis, editado por Mafalda Ganhão).

Por razões morais? Parece que não: por razões estratégicas.

Terão sido os resultados de uma sondagem conjunta (The Washington Post, ABC News e Ipsos) que o fizeram vacilar: 80% dos inquiridos disse-se contra a transmissão e alguns membros do governo fizeram o mesmo, incluindo o vice-presidente. 

Provavelmente o que mais pesou na segunda decisão foi a manifesta falta de apoio popular pois, ao que se vê, membros do governo são fáceis de descartar. Se a sondagem fosse favorável, era quase certo que a transmissão aconteceria. 

Julgo que este caso não é apenas um caso, daqueles que desaparecem da nossa lembrança tão depressa como apareceram. Há nele um sério desequilíbrio (mais um) para o lado da barbárie, mas há também um descendimento alargado de que esse lado é demasiado negro e tem lastro.

Gente bem colocada no sistema político disse: "uma civilização entra em decadência quando cultiva o gosto pelas execuções como forma de entretenimento"; e a transmissão “está abaixo da dignidade e da decência”. 

Não sou capaz, neste caso, de dizer como Sygmund Bauman que “tenho esperança na razão e na consciência humana, na decência”, mas admito que alguma coisa tocou muitas pessoas de um país, de um mundo, que parece andar à deriva.

Sem comentários:

O "HOMEM COMUM" E O "CIDADÃO"

Acabo de ler um texto de  Rui Bebiano, historiador e professor, publicado no jornal As Beiras de hoje,   que vejo de  grande interesse para ...