domingo, 28 de novembro de 2021

CIÊNCIA ÀS SEIS! no RÓMULO: Química ao pé da letra


Informação recebida do Rómulo:

 Realiza-se na terça-feira, dia 30 de Novembro de 2021, pelas 18 horas, a apresentação do livro “Química ao pé da letra” por Maria de Fátima Sousa e Silva (FLUC). Inserida no ciclo em cursoCiência às Seis! (temporada 6)”, a sessão contará com a presença dos autores João Paiva (FCUP) e Martinho Soares (FLUC) e destina-se a todos os interessados. Haverá possibilidade de adquirir o livro.

Resumo: 

Há duas dimensões da língua que refletem também, em certo sentido, uma tensão epistemológica da própria química: a denotação e a conotação. A denotação diz respeito ao significado mais preciso e literal, bem em linha com a objetividade que se procura em ciência. A conotação, por sua vez, relaciona-se com o lugar da acumulação, da relação. O sentido da palavra é de tal forma dinâmico que uma palavra ganha algo quando é dita (ou escrita). As palavras da química são descritas nesta obra de forma breve e de acordo com uma estrutura tripartida: a contextualização da palavra, onde se procura enfatizar a sua relevância social e, sempre que oportuno, as suas relações com outras áreas científicas, com a tecnologia e com o ambiente. Segue-se depois a sua definição científica, pautada pelo compromisso equilibrado entre o rigor e a simplicidade. Por último, procede-se à exemplificação que se traduz na apresentação de aplicações concretas do termo, em situações do nosso dia a dia. Talvez ajude saber que “molécula” pode ter a ver com “monte pequeno” e, daí, voltar a esse agregado com distância típica entre átomos da centena de picómetros. Talvez ajude saber que “substância”, uma palavra tão crucial em química, se pode ligar, no seu filão etimológico, a “estar na base de”, “que subsiste”, “que está dentro”. Regista-se uma cumplicidade analógica entre a química e a palavra, que merece aqui ser sublinhada. Há corpúsculos a que chamamos átomos (quais letras), que se podem agrupar em moléculas e outros agregados (quais palavras), que no seu conjunto originam estruturas mais complexas (quais frases e textos), que constituem a matéria (quais livros), que se transforma e dá vida. E depois há o fascínio e a beleza de como as coisas são… como há na poesia!

 

Biografias:

João Paiva é Professor no Departamento de Química (Secção de Educação) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e membro da Unidade de Ensino das Ciências dessa faculdade. O seu principal interesse profissional situa-se no diálogo da ciência com outras áreas do saber e nas aplicações pedagógicas das tecnologias de informação e omunicação, particularmente no domínio da química. É também membro do CIQUP. Autor e co-autor de recursos digitais para o ensino e de vários livros

Martinho Soares é licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa e doutorado em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra, instituição na qual é investigador e professor.

Maria de Fátima Sousa e Silva é professora do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Coimbra desde 1974, e investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma Universidade. Prepara neste momento um estudo sobre Ésquilo (Ésquilo, o primeiro dramaturgo europeu) e intervém, como coordenadora e tradutora, numa equipa que prepara uma colecção completa da produção dramática grega.

 

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...