quinta-feira, 25 de maio de 2017

O lugar dos professores nos sistemas educativos

Vale a pena ler o editorial do jornal Faro de Vigo do dia 21 deste mês, cujo título é El profesor como eje de la enseñanza necesaria (aqui).

O que nele se diz em relação à situação dos professores e do ensino em Espanha poderia, em grande medida, ser transposto para Portugal. É estranho que um pouco por todo o mundo se tenha de dizer que os professores têm um lugar importante nos sistemas educativos.

Eis breves passagens:
A excelência educativa depende mais das qualidades das pessoas - a capacidade dos professores, a disposição dos alunos e a atitude dos pais - do que do dinheiro. Um aumento de recursos não garante melhorias (...). 
Os sucessivos governos têm abandonado os professores à sua sorte, preferem-nos disciplinados e sobrecarregados de burocracias de normas e de regulamentos do que motivados, ambiciosos e inovadores (...).
A educação é o mais importante que qualquer sociedade pode legar às gerações futuras (...).

2 comentários:

  1. Exactamente, o futuro da educação é destrui-la, porque deixaríamos de destruir a profissão docente humana, para alcançar tal objectivo?

    ResponderEliminar
  2. Um excelente texto para reflexão.Estou totalmente de acordo.
    Regina Gouveia

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.