quinta-feira, 25 de maio de 2017

O lugar dos professores nos sistemas educativos

Vale a pena ler o editorial do jornal Faro de Vigo do dia 21 deste mês, cujo título é El profesor como eje de la enseñanza necesaria (aqui).

O que nele se diz em relação à situação dos professores e do ensino em Espanha poderia, em grande medida, ser transposto para Portugal. É estranho que um pouco por todo o mundo se tenha de dizer que os professores têm um lugar importante nos sistemas educativos.

Eis breves passagens:
A excelência educativa depende mais das qualidades das pessoas - a capacidade dos professores, a disposição dos alunos e a atitude dos pais - do que do dinheiro. Um aumento de recursos não garante melhorias (...). 
Os sucessivos governos têm abandonado os professores à sua sorte, preferem-nos disciplinados e sobrecarregados de burocracias de normas e de regulamentos do que motivados, ambiciosos e inovadores (...).
A educação é o mais importante que qualquer sociedade pode legar às gerações futuras (...).

2 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente, o futuro da educação é destrui-la, porque deixaríamos de destruir a profissão docente humana, para alcançar tal objectivo?

regina disse...

Um excelente texto para reflexão.Estou totalmente de acordo.
Regina Gouveia

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...