Pode ser lida aqui uma resposta dos autores do manifesto Por um Ensino Superior humanizado. Manifesto contra o uso da “inteligência” artificial generativa às muitas e diversas reacções que a sua publicação desencadeou.
Aproveito para agradecer aos leitores do De Rerum Natura os comentários que aqui registaram acerca desta iniciativa. Independentemente da sua orientação (de concordância, de discordância ou outra), revelam atenção a uma questão que se tornou absolutamente central no ensino (ou seja, para os professores) e na aprendizagem (ou seja, para os alunos).
O mesmo texto saiu ontem no jornal Público, na sua edição online e em papel (ver aqui).
Os meus votos (e preocupação) é que esta discussão não se extinga aqui... Não me refiro a uma discussão qualquer; refiro-me, sim, a uma discussão informada em contributos teóricos, incluindo os que a filosofia nos proporciona, e em dados empíricos de que dispomos e noutros que deveremos procurar.
Afinal, o que está em causa é demasiado importante para passarmos à frente... Precisamos de ter uma atitude crítica por referência ao que é benéfico para os alunos, para a sociedade, para o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário