sexta-feira, 20 de julho de 2007

Novo Centro Ciência Viva dedicado à floresta

Mais informação recebida da Ciência Viva:

O novo Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova reconhece a enorme contribuição que este município dá a Portugal como um dos que mais CO2 fixa. A Rede de Centros Ciência Viva admite isso mesmo e o seu centro, como não podia deixar de ser, tem como tema principal, precisamente, a floresta. Visite-nos.

A cerimónia de inauguração, que terá lugar às 12 horas do próximo dia 21 de Julho, contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

O Centro está instalado num edifício construído, inspirado na secção de corte de uma árvore e nos veios concêntricos que a constituem. O visitante encontra aqui vários módulos interactivos que possibilitam a exploração de aspectos ambientais, humanos, biológicos e económicos, relacionados com o tema da Floresta.

Como funcionam os sistemas de controlo e vídeo-vigilância de incêndios florestais? Exactamente o que é uma árvore? E será que a madeira é toda igual? Como se faz um lápis? Estas são algumas questões que o visitante pode explorar nos três núcleos expositivos principais em que se aborda a Floresta como fonte de bem-estar, fonte de vida e ainda como fonte de riqueza.

Várias experiências estão à disposição do visitante e das escolas, num laboratório que permite explorar mais profundamente os temas das exposições através de actividades práticas.

Um espaço de acesso livre à Internet, e ainda uma cafetaria com acesso à Internet através de um sistema wireless, completam este Centro.

O Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova é uma iniciativa da Ciência Viva, da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e contou com a participação do Instituto Pedro Nunes de Coimbra.

Mais informações:

Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Moitas 6150-345 Proença-a-Nova,
Telefone: 274 670 220
www.floresta.cienciaviva.pt
(disponível a partir do dia 21)

Sem comentários:

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...