sexta-feira, 26 de março de 2010

UMA PEQUENA GRANDE EDITORA


A Editorial Prometeu de Emídio César de Queiroz Lopes, sediada no Estoril, para além de uma muito interessante e útil maleta pedagógica para iniciar as crianças na aritmética, editou e vende apenas três livros. Mas que livros! São três obras maiores da história da ciência, que, graças ao esforço do tradutor-editor, ficaram à nossa disposição em língua portuguesa:

- René Descartes, Geometria, 2001
- Isaac Newton, Método das Fluxões, 2004
- Christian Huyghens, Tratado da Luz, 2007

O tradutor-editor anuncia ainda traduções de Antoine Laurent Lavoisier e de Augustin Fresnel. Mas quem é ele?

Do sítio da editora transcrevo a nota biográfica:

"Emídio César de Queiroz Lopes nasceu no Porto e estudou em Coimbra onde se licenciou em Ciências Físico-Químicas em 1955. Trabalhou em laboratórios das indústrias petrolífera, metalúrgica e siderúrgica e desenvolveu actividade na indústria dos óleos essenciais. Leccionou as disciplinas de Física, Química e Matemática no ensino particular e oficial, foi nomeado como orientador pedagógico e presidiu a formação de professores na disciplina de Matemática. Após a reforma, dedicou-se à tradução de livros científicos da sua área profissional e ao ensino da aritmética, em regime de voluntariado, para as primeiras idades."

É uma pessoa que não só dedicou a sua vida ao ensino das ciências como, com a sua empresa unipessoal, continua a dedicar. Bem haja!

3 comentários:

ateixeira disse...

Bem haja mesmo!

Queiroz disse...

Muito obrigado pelo seu bem haja! Pode ver e extrair gratuitamente obras primas da literatura científica em www.editorialprometeu.pt.
Estão à disposição os livros Tratado das Fluxões de Newton (20€), A Geometria de Descartes (15€) acrescidos de correio.

Queiroz disse...

Pode extrair gratuitamente os livros à disposição em www.formacaodeprofessores.pt

FÁBULA BEM DISPOSTA

Se uma vez um rei bateu na mãe, pra ficar com um terreno chamado, depois, Portugal, que mal tem que um russo teimoso tenha queimado o te...