Informação recebida do SNESUP. Já assinei a petição aqui referida:
A
precariedade no Ensino Superior e Ciência é uma matéria que diz
respeito a toda a comunidade académica. É algo que conhecemos no
quotidiano
mas cuja dimensão muitos desconhecem. O SNESup tem vindo a recolher
exaustivamente dados sobre esta questão. O cenário é de intervenção
urgente, atingindo mais de 14.000 docentes e investigadores.
O jornal Público de hoje aborda também esta matéria https://www.publico.pt/2016/11/22/sociedade/noticia/professores-universitarios-com-contrato-a-tempo-parcial-aumentaram-15-em-cinco-anos-1751995 ,
dedicando-lhe inclusivamente um editorial.
A precariedade transporta a degradação de todo um sistema,
transformando o sentido da profissão de docente e investigador. É um
sinal errado para a sociedade sobre a natureza do emprego qualificado.
Assume-se como sintoma de um claro subfinanciamento e de
práticas menores que se tornaram maioritárias no espaço académico e
científico, onde não deveriam ter lugar. Como comunidade é fundamental agirmos para
resgatar a dignidade do sistema. Lançamos por isso uma petição http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT83720 que
dirigimos ao Presidente da República, Presidente da Assembleia da
República, Primeiro-Ministro, Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino
Superior e deputados da Assembleia da República. Nela pode encontrar as
reivindicações de um espaço comum, que pretende
que o Ensino Superior e Ciência abandone o espaço do iníquo e possa ser
conhecido como espaço elevado com as necessárias boas práticas
laborais. Recuperar a dignidade de todos é uma matéria fundamental.
Assegurar as carreiras e as remunerações adequadas passa
também por aqui. Convidamo-lo por isso a fazer parte deste movimento e
a assinar a petição. Contamos com a sua colaboração e muito agradecemos
que possa partilhar esta petição, por forma a intervirmos seriamente neste problema.
Como comunidade académica é tempo de agirmos.
Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup
22 de novembro de 2016
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