segunda-feira, 10 de maio de 2010

Provas de Aferição por competências e/ou por conteúdos - 2

.Sobre a estruturação das Provas de Aferição do Ensino Básico, realizadas na passada semana, acrescento o seguinte ao que escrevi neste blogue em 2007.

No mesmo documento - Informação sobre as Provas: aqui e aqui -, presumivelmente redigido por uma equipa, que terá trabalhado de modo colaborativo, e revisto pelo Director do GAVE, que o assina, a estruturação das duas Provas continua a não seguir um critério uniforme:

- A de Língua Portuguesa é estruturada por competências, encontrando-se na formulação destas uma referência implícita aos conteúdos. O mesmo acontecia em 2007.
- Por seu lado, a de Matemática é estruturada por competências e por conteúdos, de modo semelhante às opções do Pisa. Em 2007, as competências estavam implícitas.

Ora, provas, exames ou testes têm de ser sempre estruturadas explicitamente em função de conteúdos e de objectivos (ou, se se preferir, competências). São estes dois aspectos, em conjunto, que dão substância a qualquer prova, exame ou teste.

Sem comentários:

DIREITO DAS CRIANÇAS À SEGURANÇA EM AMBIENTES DIGITAIS NA NOVA DECLARAÇÃO DE GENEBRA

Por Cátia Delgado Foi na passada quarta-feira, 20 de novembro, no dia em que se assinalaram 35 anos da aprovação da Convenção dos Di...