Durante 80.000 anos permaneceu a questão: humanos e Neandertais tiveram sexo? Com a publicação do genoma do Neandertal a resposta é um rotundo "oh, yes". Mas mais na Europa. Agora a grande questão em aberto acerca da evolução dos hominídeos é se tiveram prazer. A análise das características morfológicas dos humanos actuais e de fósseis antigos de homens anatomicamente modernos parece indicar que os Neandertais eram amantes sensíveis que escutavam as suas companheiras desde o momento em que lhe agarravam no cachaço e durante todo o espancamento preliminar. Já análise de sequências de ADN dá ideia de uma intimidade rotineira e mecânica, isto porque olhar para sequências de ADN é sempre aborrecido: são só quatro letras (A, T, G, C) repetidas quatro mil milhões de vezes. ATGGCCTTAA (...), até quatro mil milhões. Não há chama que aguente.
David Marçal, no Inimigo Público
6 comentários:
ahahahahah, cuidado, olhe que ainda há quem acredite e o leve à letra!
O "sapiens", pelo menos, parece que gostou! JCN
Tomando a fotografia - com os avanços tecnológicos tudo é possível - como verdadeira, estamos em presença da antevisão de Rodin: "Le penseur".
Antevisão... ou retrovisão?!... JCN
Caro JCN
Talvez premonição.
Retrovisão para Rodin que olhou para o espelho do passado e apanhou o sapiens naquele posição de quem ainda possivelmente não sabia sequer falar.
Como é que, sem pensar, haveria de falar, meu caro Dr. João Boaventura?!... Quando muito... grunhia. Onde é que Rodin teria encontrado o espelho capaz de reflectir as imagens do passado? Será que, como Picasso, ele tinha uma memória... atávica? Coisas do arco da velha! JCN
Enviar um comentário