Na próxima 2.ª feira, 29 de Outubro, às 18h, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "Higgs para Caloiros" com o físico André Mendes, investigador no CERN - European Organization for Nuclear Research. ENTRADA LIVRE. Higgs para caloiros
RESUMO:
O Higgs, que já foi chamado “partícula de Deus,” já deu um prémio Nobel a Peter Higgs e a François Englert que a previram nos anos 60. Apesar de a sua descoberta ser uma das maiores proezas do CERN, na Suíça, o público em geral tem ainda dificuldades em compreender do que se trata. Nesta palestra pretende-se explicar o Higgs e, mais em geral, o CERN para toda a gente.
BIOGRAFIA
André Mendes começou a fazer experiências com muões no CERN em 2001. Em 2006, juntou-se a CMS, uma das duas grande experiências no LHC, onde trabalhou no calorímetro electromagnético. Quando o LHC começou a funcionar, começou por medir a probabilidade de se produzir um fotão. Quando pensou em expandir a análise para dois fotões decidiu fazê-lo indo à procura do bosão de Higgs e dois anos depois encontrou-o. Continuou a estudar esta nova partícula até 2017, quando concluiu um mandato de dois anos de coordenador do grupo de física do Higgs em CMS, um grupo com 200 colaboradores activos. Desde o ano passado que o André se dedica a preparar os novos detectores que vão entrar em funcionamento em 2025.
Sem comentários:
Enviar um comentário