No final deste dia 5 de Outubro soube que se havia comemorado o Dia Mundial do Professor. Mesmo duvidando da pertinência dos "Dias de...", relembro uma frase do pedagogo António Faria de Vasconcelos (1880-1939), publicada em 1921, que remete para a responsabilidade que todos os professores têm em mãos:
“Do bem e do mal que andam pelos caminhos da vida são em boa parte responsáveis aqueles que se consagram com alma ou sem ela à obra da educação. É deles que depende, não direi todo, mas uma parcela considerável do destino humano.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"A escola pública está em apuros"
Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
6 comentários:
"Não podemos esquecer que os professores de todo o mundo estão a
adoecer colectivamente.
Os professores são cozinheiros do conhecimento, mas preparam o
alimento para uma plateia sem apetite.
Qualquer mãe fica um pouco paranóica quando os seus filhos não se alimentam.
Como exigir saúde dos professores se os seus alunos têm anorexia intelectual?"
Augusto Cury
A responsabilidade da educação não é, obviamente, dos professores! A responsabilidade da educação é dos encarregados de educação! A responsabilidade dos professores é... ensinar!
Quando é que paramos com lirismos e passamos ao pragmatismo? Os professores são capazes de educar sozinhos? Não. Os professores alguma vez serão capazes de educar sozinhos? Não. Então deixemo-nos de lirismos muito bonitos e sejamos pragmáticos. Temos que fazer como nos EUA, na UK, na Bélgica, em algumas regiões espanholas, na Suíça, etc,. temos que "back to the basics". O professor estuda e ensina, o aluno estuda e aprende, o encarregado de educação educa e a escola é o centro do conhecimento e da cultura duramente conquistas pelas gerações anteriores!
Se todos assumirmos o nosso papel sem lirismos, sem populismo, sem demagogia e com muito pragmatismo talvez consigamos começar a crescer economicamente dentro de 15 ou 20 anos! Exijamos isto ao poder político, exijamos isto a nós próprios!
A propósito, eu não espero que a escola faça o meu trabalho! Eu educo os meus filhos e não admito que terceiros o façam por mim, era só que faltava!
A primeira responsabilidade de educar é dos pais. Muitas vezes o trabalho do professor esbarra na falta de educação dada pelos pais.
Daqui saúdo Fartinho da Silva pelo seu lúcido e pertinente comentário.
Um dia ouvi ao maestro Vitorino de Almeida: Em relação às crianças:
- Os pais dão educação;
- Os avós dão tradição;
- Os professores dão instrução.
E assim é.
Enviar um comentário