Já saiu o ranking deste ano das universidades mundiais publicado pelo Times Higher Education Supplement: ver aqui.
A Universidade de Harvard continua em primeiro lugar, seguida de Cambridge e Yale, havendo 12 universidades norte-americanas no top 20. Em geral, verifica-se porém algum avanço das universidades asiáticas à custa americanas. A Universidade de Coimbra é a melhor das universidades nacionais, segundo esse ranking, surgindo no lugar 366 (subiu ligeiramente em relação ao ano passado, quando estava no lugar 387). Seguem-se, entre as universidades nacionais, a Universidade Nova de Lisboa (entre o 401 e o 500, lugar não discriminado), a Universidade Católica Portuguesa (entre o 501 e o 600), e a Universidade do Porto (idem). Não há mais nos primeiros 600.
Das Universidades brasileiras a melhor é São Paulo (207), seguida de Campinas (295), Federal do Rio de Janeiro (383), Pontifical do Rio de Janeiro (401-500), e Estadual Paulista (501-600). Portanto, a Universidade de Coimbra continua a terceira do mundo da lusofonia.
Entre as universidades espanholas a primeira é a Autónoma de Barcelona (211), seguida da Autónoma de Madrid (215), Complutense de Madrid (252), Pompeu Fabra (324), Navarra (381), Valencia (401-500), Sevilha (501-600), Saragoça (idem), Salamanca (idem), Santiago de Compostela (idem), Granada (idem), e Politecnica de Valencia (idem).
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Ranking de 2009 das Universidades mundiais
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"A escola pública está em apuros"
Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
5 comentários:
Muito gostam de estratificar tudo com base em indicadores estatísticos obtidos a partir de inquéritos.
cesar ailson barros
São paulo e Campinas, ao menos cá no Brasil, são mais conhecidas por suas siglas, USP e Unicamp. Fica estranho (embora não esteja errado) nomeá-las como 'são paulo' e 'campinas'. Federal do Rio ainda vai, mas as outras são PUC-RJ (PUC do Rio) e Unesp. Que domínio americano, hein?
cesar ailson barros
as 20 melhores são anglófonas!!!
Não me façam rir...
A credibilidade deste ranking feito por ingleses fica bem demonstrada ao meterem 4 Universidades inglesas entre as 6 primeiras... está tudo parvo?
Coimbra não deve pactuar com esta aldrabice.
Do DN:
"Responsáveis das universidades de Lisboa e do Porto contactados pelo DN desvalorizaram este ranking, que consideraram mais baseado em "questões de prestígio e antiguidade" do que da actual produção, nomeadamente científica."
Ainda não parei de rir.
Enviar um comentário