quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ensino da Matemática: Questões e Soluções

Realiza-se nos dias 17 e 18 do presente mês de Novembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Conferência Internacional Ensino da Matemática: Questões e Soluções.

Qual a relação entre a leitura e a matemática? O que faz um bom professor de matemática? Que métodos devem ser usados no ensino da matemática? Quais os princípios do ensino da matemática e o que acontece quando eles são violados? Que contribuições pode e deve dar a psicologia cognitiva e a pedagogia na educação matemática? Quais os principais dilemas no ensino da matemática? O que significa "resolução de problemas" e qual o seu lugar? Devemos proporcionar actividades exploratórias aos alunos ou um ensino estruturado?

Estas e outras perguntas serão debatidas por especialista nacionais e estrangeiros, de diversas áreas do saber, que têm produzido trabalho centrado no ensino e na aprendizagem da matemática.

A entrada é livre

Sem comentários:

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...