terça-feira, 23 de outubro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
9 comentários:
Caro Carlos
Gostava de ver aqui neste espaço mais alguns esclarecimentos sobre este assunto.
A pseudociência à semelhança da pseudopedagogia devem ser denunciadas, mas devidamente esclarecidas.
Desde já, fico muito grata pela atenção.
Estou plenamente de acordo com a fátima andré. Para mim, que sou leiga, perguntei - grandes erros, porquê?
MTFM
Como é possível que se olhe para isto e se diga que não se entende onde está o absurdo, isso sim merece explicação...
Ricardo
Fisica quantica e saude mental?
Lol
Eu tambem posso dar conferencias sobre a relação entre a mecanização da produção de ervilha e a queda do governo salazarista, tudo a ver topam?
Unipaz é uma universidade holistica internacional, segundo a pagina da net em:
http://www.unipaz.org/onde/europa_portugal.htm
e passo a citar:
"O Campus Unipaz Portugal foi criado em 1997 sob a coordenação do membro da Alubrat, Dalila Paulo, que propôs a sua Direção a constituição de um núcleo de Formação Holística de Base.
A partir da re-análise da proposta inicial, ficou então decidido que a Alubrat daria todo apoio ao nascimento da iniciativa até ficarem reunidas as condições que permitissem a autonomização para um projeto independente.
Neste contexto, estabeleceram-se contatos com a Reitoria da Universidade Holística Internacional em Brasilia, no sentido de dar o seu parecer em relação ao início desta Formação em Portugal, o que foi decididamente aceito durante o Congresso Holístico e Transpessoal Internacional que decorreu em Águas de Lindóia - São Paulo em Setembro do mesmo ano.
Em Outubro de 1998 foi inaugurado o Campus Avançado de Portugal. Desde então, o Campus tem crescido, agora, com a participação de antigos e atuais aprendizes que ajudam a levar a bom porto o plano de atividades de cada ano letivo."
Possui diversos cursos, por exemplo os de base holistica de pretendem:
"O DESPERTAR, a fase da Ecologia Pessoal, é o momento da integração das funções psíquicas de acordo com o modelo junguiano (pensamento-sentimento-sensação-intuição), proporcionando o equilíbrio entre a dimensão pessoal e transpessoal."
"A Metodologia
Facilita a integração das quatro funções psíquicas com os quatro estados de consciência (vigília, sonho, sonho profundo e transpessoal),"
Obviamente esta instituição promove pseudo-ciencia e os seus diplomas não têm validade legal ou se têm não deveriam ter, compete ao estado português vigiar estes casos e agir.
Já agora, a fisica quantica é o ramo da fisica que n estuda a fisica clássica ou seja a instituida por einstein mas sim numa escala subatomica de pequenas particulas, a saude mental têm a ver com a saude da mente dos individuos e as possiveis patologias que eles possam sofrer, não consigo encontrar nenhuma ligação entre ciencias tão diferentes, só mesmo 1 pseudo-ciencia poderia encontrar, por isso cuidado..
Se se estudar a relação entre a mecânica quântica e a saúde mental DOS ALUNOS DE FÍSICA, parece-me plausível que se obtenham resultados... :)
Eu, como já sabia a resposta dos físicos (a doutrina que permite explicar o comportamento das partículas subatómicas, os núcleos atómicos, os átomos e as moléculas, etc. nada tem a dizer sobre o deficiente funcionamento do cérebro humano) perguntei a psiquiatras se conheciam alguma relação entre Física Quântica e a saúde mental. Desconheciam em absoluto. Nenhum deles tinha estudado Física Quântica. Claro que haverá sempre uma relação, ainda que remota entre qualquer coisa e qualquer outra coisa(sei lá, entre a oceanografia e o cancro da próstata), mas, no caso presente, trata-se de usar uma teoria científica para defender posições que nada têm de científicas.
Carlos Fiolhais. Obrigada pela explicação - Eu, que nem sabia a resposta dos físicos, nem a resposta dos psiquiatras (não sou uma coisa nem outra) atrevi-me a perguntar (a ambos...). Nada mais, só isso!
MTFM
Bem, se pensarmos que quando uma pessoa está deprimida está com "energias negativas" logo o amiltoniano das partículas no seu cérebro vai-se alterar e se adicionarmos a isso fenómenos perturbativos (que advém das preocupações com as prestações do automóvel, casa, etc) então temos um belo sarilho quântico.
PS: Nunca disse tanta parvoíce junta...
O que também começa a ser preocupante é a predominância dos posts no dominío da "pseudociência"...afinal este blog é para divulgação cientifíca, e o tempo que se tem perdido aqui a rebater o "manbo-jambo" já começa a subverter o próprio objectivo do blog.
Vamos lá a falar de coisas sérias, para que isto não se torne numa espécie de "freak-show" cientifíco!
Rui
Enviar um comentário