sexta-feira, 9 de julho de 2021

SOBRE O ERRO NO EXAME NACIONAL DE FÍSICA E QUÍMICA

 Depoimento recebido de dois professores do ensino secundário:

A prova de exame nacional de Física e Química A contém um item, o item 10.2, que admite duas respostas como verdadeiras.

A Sociedade Portuguesa de Física considerou no seu parecer que «há ambiguidade na redação “após ajuste do sinal II ao ecrã do osciloscópio”, pois não é identificada a natureza do ajuste».
Nos itens de escolha múltipla não pode existir ambiguidade, pois só pode existir uma resposta inequivocamente correta.
Neste caso, desconhecendo-se a natureza do ajuste (por exemplo, uma alteração da escala do sinal II), podem ser consideradas como corretas as opções B e C da versão 1 (o IAVE considera que apenas a opção C é possível, o que de todo não é correto). A situação é agravada pelo facto de serem os bons alunos, aqueles que serão mais prejudicados. A expressão "ajuste ao ecrã" sugere uma alteração de escala e, percebendo que há duas respostas corretas, os alunos (sobretudo os melhores) tendem a escolher a opção B da opção 1 que é também uma alternativa possível.
Se um item de escolha múltipla é ambíguo, deixa de ser válido, por isso deve ser dada a cotação desse item a todos os alunos. 

Carlos Portela e Rogério Nogueira

4 comentários:

OverPower disse...

Como o microfone que gera o sinal II foi afastado ou seja a sua fase irá estar em atraso o que significa que o sinal azul se irá deslocar para a direita. Fazendo nenhuma das resposta correta

Unknown disse...

Se o microfone que gera o sinal II foi afastado o seu sinal chega mais tarde ...

Alberto Silva disse...

A amplitude das ondas não é importante? Não sofre alteração pelo facto de um dos microfones ter sido afastado, fazendo com que os sinais não estejam em fase?

JM disse...

Li com bastante atenção o Exame de Física-Química do 11º ano de 2021 (1ª chamada).

Gostaria apenas de deixar aqui uma questão: Qual o objetivo pretendido com esta forma de elaborar as questões num exame de Física-Química?...

Chega-se, infelizmente, à triste conclusão, que os Senhores Professores, responsáveis pela elaboração deste Exame, têm algumas falhas graves no âmbito da sua formação de base em Física, deixando também muito a desejar o seu domínio da Língua Portuguesa.

AINDA AS TERRAS RARAS

  Por. A. Galopim de Carvalho Em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais ...