terça-feira, 15 de novembro de 2011

A FÍSICA EM PORTUGAL NO SÉCULO XX

Informação recebida da Sociedade Portuguesa de Física (na imagem, o professor de Física António Santos Viegas discutindo com colaboradores no Observatório Meteorológico e Magnético de Coimbra):

O número mais recente da Gazeta de Física já está disponível online em
http://www.gazetadefisica.spf.pt

Trata-se de um número muito especial, em que se apresentam artigos e documentos  sobre a História e Protagonistas da Física em Portugal no século XX.  Participaram no desafio de fazer este número, com um âmbito muito diferente dos usuais, investigadores de diferentes gerações e  de diferentes domínios da física e da história da ciência:  Ana Simões, António Leonardo, Augusto Fitas, Bruno Gonçalves, Carlos Fiolhais, Carlos Varandas, Catarina Espírito Santo, Conceição Abreu, Décio Martins, Emílio Ribeiro, Frederico Carvalho, José Mariano Gago, José Sande Lemos, José Veiga Simão, Júlia Gaspar, Sofia Andringa, e Tiago Saraiva.  Agradecemos a todos terem tornado este número possível.

"O único dever que temos para com a história é reescrevê-la” foi uma das muitas provocações que Oscar Wilde deixou para o futuro.  Fechado o século passado, já há 11 anos, e numa altura de incertezas e crises na ciência, e não só,  a pedir mudança de paradigma, pareceu-nos natural parar e olhar o passado por um instante: o passado inspira.

Cada geração julga viver o seu tempo de forma única. Mas será mesmo assim?  Em Portugal, nos anos 40 do século passado, Rómulo de Carvalho abraçou a projectos de investigação histórica,  e escreveu como é mencionado por Frederico Carvalho no artigo com que abrimos esta Gazeta:  “Sem sentirmos, tudo quanto era transforma-se no que é. Em cada instante está presente o passado e o futuro de todas as coisas.”

Portugal fez uma grande caminhada na Física, e na Ciência, ao longo do séc. XX. Nos finais dos anos oitenta, 1,5 era, em Portugal,o número de investigadores por mil portugueses na vida activa.  Em 2008 esse número era 7.2. Nos anos 60, frequentavam o ensino secundário cerca de 13 000 alunos, em 2010 o número de estudantes no ensino superior era cerca de 118 000. Quase que apetece dizer que demos um salto quântico na segunda metade do século XX!

Estamos conscientes que muito ficou por contar neste número da Gazeta de Física. Trazemos "snapshots", é tudo.  De resto, incompletos são sempre os documentos históricos que congelam no instante de uma fotografia, ou numa carta, a complexidade de muitos instantes e muitas vontades. E ainda é verdadeiramente muito cedo para fazer história de um período que acabou há escassos 11 anos.  O nosso objectivo foi preservar e iluminar as fontes, de modo a contribuir para que a história não se reescreva vezes sem conta, simplificando e reduzindo. Mas, em contraste, se possa abrir em projecto e perspectiva.

Boas leituras,
Teresa Peña
Vice-Presidente da SPF  e Directora da Gazeta de Física

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela divulgação. Por favor, continuem.
C.A., Lisboa