quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

"O BOSQUE DAS FIGURAS PLANAS"


Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

"O BOSQUE DAS FIGURAS PLANAS"

Crianças e adultos vão mergulhar num mundo de fantasia e descobrir o lado divertido da Matemática, numa sessão protagonizada por Andreia Hall, da Universidade de Aveiro

É talvez a mais temida disciplina da escola, mas tem um lado surpreendente que muitos desconhecem. No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, crianças e adultos poderão desvendar juntos o divertido mundo da Matemática, numa viagem ao "Bosque das Figuras Planas", o mais recente livro de histórias de Andreia Hall, professora da Universidade de Aveiro. A sessão de apresentação da obra, com actividades para os mais novos, terá lugar no dia 7 de Janeiro às 18 horas. A entrada é livre.

"Foram vários os motivos que me levaram a escrever o livro", avança Andreia Hall. "Por um lado colocar em papel as experiências que temos vindo a fazer com crianças ao nível da exploração da matemática em contexto não-formal; por outro, o desejo de juntar num só livro as qualidades de um bom livro de literatura infantil com actividades de Matemática", revela a autora, que integra a Escola de Educação Complementar em Matemática, um projecto da Universidade de Aveiro que fomenta o ensino não formal da Matemática.

Especialmente pensado para crianças dos 5 aos 10 anos, "O Bosque das Figuras Planas" narra as aventuras e desventuras de um Pinóquio do século XXI, criado, não em madeira como na história tradicional, mas por um programa de computador. Os contos desenrolam-se à medida que o célebre personagem descobre um reino fantástico de figuras geométricas planas e são acompanhados por um conjunto de desafios matemáticos que os mais pequenos poderão resolver.

No Museu da Ciência, Andreia Hall vai dar a conhecer os bastidores do livro e explorar com as crianças alguns materiais.
"Com 'O Bosque das Figuras Planas', os pais terão uma oportunidade de proporcionarem um momento de conto e também de realização de actividades matemáticas aos seus filhos. Os adultos poderão recordar alguns conceitos possivelmente já esquecidos e os mais novos poderão divertir-se a ouvir a história e a realizar as actividades. No final todos ficarão com uma panorâmica do que são figuras planas, em especial polígonos, círculos e ovais", explica Andreia Hall.

A sessão de apresentação está integrada no projecto "Café, Livros e Ciência", que pretende promover, num ambiente informal, a leitura de livros de ciência junto do grande público. A iniciativa, organizada pelo Museu da Ciência da UC, pelo Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, irá repetir-se na primeira quinta-feira de cada mês, percorrendo as instituições parceiras.

As sessões do ciclo "Café, Livros e Ciência" serão alvo de cobertura multimédia, colocada posteriormente no sítio da internet de cada um dos seus promotores. Mais informações em www.museudaciencia.org.

2 comentários:

Cláudia S. Tomazi disse...

Livro é importante e fortalece o aprendizado.

Unknown disse...

Boa tarde. Trabalho numa escola pública Capitão Manoel Machado Homem e tenho im projeto de contação de histórias e teatro. No mês de março estamos adaptando o texto O BOSQUE DAS FIGURAS PLANAS para nosso teatro. São 31 crianças de 10 anos..

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...