terça-feira, 10 de novembro de 2009
PLANO INCLINADO
Novo programa da SIC Notícias, com Nuno Crato, João Duque e Medina Carreira.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"A escola pública está em apuros"
Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
19 comentários:
Nota 9(de zero a dez) ao Nuno Crato.
Homem!
Em televisão olha-se para a câmara e não para os outros.
De resto impec.
A nota 9 é porque não gosto de dar 10!
Plano inclinado, e bem inclinado, face ao descalabro económico que se avizinha, a passos gigantes,fazendo com que este país deslize (à rapidez do TGV) rumo à banca rota.
Quem dera que as ilustres personalidades deste programa televisivo fossem, apenas, profetas da desgraça de um país de maus fados dedilhando a guitarra na esperança do aparecimento de um saudoso D.Sebastião numa manhã de nevoeiro ou de um sol radioso que não chega para aquecer a alma lusitana. Mas infelizmente, não!
Ao nível das expectativas que tinha criado. Um programa a não perder a cada sábado.
Eu tenho algumas dúvidas!
Gosto muito do Nuno Crato, mas o formato não me convenceu - o Medina Carreira é muito interessante a falar de economia e, nessa área, o Nuno andou aos papéis (o que é natural).
Quando o Nuno falar de ciência acho que será o Medina que não vai acompanhar.
Dois excelentes comunicadores, mas com pouco para interagir entre si - e acho que a mais-valia do formato seria essa, e não cada um falar do tema que melhor conhece.
Espero estar enganado.
Pedro Pereira
Há muito que eu esperava um programa como este e pelo que vi, começo a compreender o medo que os actuais governantes sempre tiveram em debater, cara a cara, os problemas do país com o Dr. Medina Carreira, apesar dos vários apelos que ele fez em intervenções anteriores.
Só participam em progarmas onde sabem que as suas ideias não irão ser postas em causa ou em que são eles a programar as perguntas que irão ser-lhes feitas.
Gostava de vê-los neste Plano Inclinado a enfrentar Medina Carreira, Nuno Crato, João Duque e Mário Crespo. Tá bem, tá!!!
Grande programa! Parabéns!
o excesso da nossa produtividade esta debaixo do tapete dos ricos lol
Trata-se de um programa bastante interessante, centrado na desgraça escondida pelos nossos queridos governantes. Têm uma mensagem forte e sobretudo realista, pessoas a falar a sério, para despertar a consciencia das pessoas que andam a dormir nas suas vidinhas.
Nos Debates acerca do "ensino", concordo com o ciclo vicioso relativo à má qualidade dos professores, mas receio que se estejam a esquecer do essencial, que é o que está a ser ensinado. Os programas sobre o que deve ser ensinado são o maior problema, que carece de revisão urgente. Por exemplo: existe no secundário alguma disciplina de informática? Penso que é fundamental ensinar o que faz falta em termos profissionais e remeter a parte cultural para 2º plano. Também discordo que estejam contra o uso da calculadora, porque quem não souber o raciocínio matemático, também não a saberá usar de forma útil. Quanto aos Exames finais, penso que são um disparate, porque não se pode avaliar o conhecimento adquirido durante anos numa prova final, e até porque o nervosismo do aluno não lhe é favorável para mostrar o que sabe. Penso que as provas de avaliação contínua são mais realistas. A menos que os Professores não sejam de confiança.
Luirantri@hotmail.com
Aprecio particularmente este programa. Penso que no historial de programas televisios a nivel nacional actual salienta-se este, uma vez que põe-se as cartas em cima da mesa de forma séria e oportuna, analisando o que está bem, o que está mal e acima de tudo tiram-se conclusões para problemas eminentes. Destaco estas conclusões, pois na maioria dos programas desta natureza, apenas se comenta, critica-se e no final também não há soluções. Portanto criticar sem soluções é mediucre. Recomendava até aos politicos que se sentassem nesta espécie de exagono, pôs os assuntos em cima da mesa e obter soluções.
É bom ver esta categoria de programa em Portugal.
Palavra de estudante, ensino secundário, curso Ciências e Tecnologias.
Acho lamentável este programa, especialmente porque é completamente de sentido único. De 'debate' só se for no estilo Dupon vs Dupon (e eu diria mesmo mais...). Há programas de debate mais plurais na Benfica TV!!
O resultado consiste numa repetição ad nauseum dos mesmos argumentos. O conteúdo dos quatro programas que vi poderia, sem esforço, ser reduzido a dez minutos de emissão.
Não sendo muito caricatural, eis a mensagem dos programas emitidos até hoje:
Medina Carreira: É um escândalo!! É só ignorantes neste país!! A culpa é dos governantes...
Nuno Crato: O problema da educação são as teorias subjacentes à elaboração dos programas que desprezam os conteúdos em favor de umas supostas 'competências'...
Medina Carreira: É um escândalo!!
Convidada/o: A democratização do ensino fez-se à custa de um nivelamento por baixo na qualidade e na falta de critérios firmes de exigência.
Medina Carreira: Este País não tem salvação!...É um escândalo!!
Nuno Crato: estou completamente de acordo! O que me leva a tecer a seguinte consideração: na base de toda esta vergonha estão as medidas pedagógicas vigentes que desprezam os conteúdos em favor de umas supostas 'competências'...
Medina Carreira: É um escândalo! E a culpa é dos nossos governantes!! Um escândalo
Fica por aqui o que foi 'debatido'e 'discutido' neste programa até hoje. Parece um debate a la Fox News! São os 'Media' que temos (Um escândalo!!)
Os meus Parabéns para o Programa "Plano Inclinado", muito bem Coordenado, e por isso também os meus Parabéns ao Dr. Mário Crespo, Um dos raros jornalistas de grande nível que aínda existem. E Parabéns também para os Comentadores Residentes, que considero muito bons e dignos da minha maior admiração por conseguirem criticar construtivamente, o que não é fácil, e por saberem ser muito precisos e concisos, o que geralmente não acontece nos programas congéneres. Este é um programa de sucesso que fazia falta já há muito tempo. Parabéns a todos os que nele participam.
Luirantri
Sobre a "Justiça" - questão em debate:
Penso que, sendo a "Justiça uma "Corporação", o controlo democrático da mesma devia ser feito exclusivamente pela Assembleia da República, dotando-a de orçamento próprio e autonomia administrativa. O Governo deixaria de controlar o funcionamento da "Justiça", e o mesmo deverá acontecer com a nomeação de todos os cargos com ela relacionados. O Ministério da Justiça não tem razão de ser. É um resquício do antigo regime.
Esta prática não é novidade. acontece já noutros países, como por exemplo no Brasil, onde a criminalidade e a corrupção são enormes, mas com uma "Justiça" que funciona bem e é relativamente célere, mas só presta contas ao Parlamento.
luirantri@hotmail.com
Excelente
Pela 1ª vez um debate em que se fala de políticas e não de política partidária que não interessa a ninguém.
Onde se apontam os reais problemas do país e as soluções e não a conversa do "o governo do sr. eng. do partido x ou do governo do sr. dr. do partido y é que foi o culpado"
Um comentador neste blog diz que é uma vergonha o programa ser monocórdico estilo dupont e dupont, mas o que eu ouço e vejo há anos é que ninguém de nenhum quadrante com responsabilidades na coisa publica deseja discutir o que quer que seja com o Prof. Medina Carreira na TV apesar dos convites... Compreendo-os bem.
Filipe Oliveira
Parabéns!
Excelente programa, com ilustres homens bons, portugueses de alma, genuínos, e com consciência de universalidade!
Abraço,
joão m. jacinto
SOBRE A CRISE
Parece-me que se há histórias muito mal contadas, esta da Crise económica e do novo Déficit, é um caso.
1. Acabamos de resolver um Déficit, e num ano aparece outro ainda maior. Que anda afinal o Governo a fazer ?
2. A partir de 2014, quando este Novo déficit estiver resolvido, projecta-se o inécio de muitos pagamentos agora adiados às PPP, etc, e o início de outro novo déficit. Mas o que é isto ? O que anda esta gente a fazer no Governo, se não sabem ou não querem governar ?
E há uma outra questão de que ninguém fala: O que é feito da Reserva de Ouro Nacional, que estava no Banco de Portugal ? Dizem que foi para a América por questões de segurança ! ? Esquisito, não é ? Porque não utilizam o Ouro para resolver o Déficit e reestruturar o Estado ?
Luirantri
A CAMINHO DA DITADURA
Para mim, o Dr. Mário Crespo é uma figura Ilustríssima, e um dos melhores Jornalistas que Portugal já conheceu. E é triste, muito triste que pessoas, que à priori, não sabem ou não querem a Democracia, ataquem o que temos de melhor, e desrespeitem a Liberdade de Imprensa, e pior aínda, desdenhem da Liberdade de Expressão.
Portugal, sempre foi muito mal na Gestão Económica, mas já deu lições ao mundo sobre Liberdade, e é lamentavel que estes “falsos democratas” que nos governam, estejam a destruír o que aínda temos de melhor.
Sem Liberdade, já nada resta, a não ser a imbecilidade.
Por isso os portugueses são cada vez mais gozados e maltratados no estrangeiro.
Isto é um Desespero, e o que parece estar a acontecer, é aquele caminho que assusta todos os Cidadãos que não gostam de Ditaduras. Temos o triste exemplo do que se passou com a 1ª República. Será que vamos repetir ? Não Sei ?
Mas sei, pelo que ouvi há dias no “Café”, que há quem já esteja a pensar em “Levantamentos Populares”. Pelo que, com esta gente, que não sabe o que é a Democracia, o futuro não me parece muito risonho !
Luirantri
O problema é que o sistema partidário está totalmente corrupto.
Nestas situações não se consegue mudar de dentro para fora. Tem que se cortar o que está mal e criar de novo.
DEpois a regulação e justiça em Protugal têm uma grande influ~encia/nomeação politica. Ou seja não existe separação de poderes.
A complementar temos uma comunicação social conivente com o poder politico...
Não digo que não possamos ter um regime democrático mas o que temos não serve e está-nos a levar cada vez mais à miséria e infelicidade
Acerca do Fecho das Escolas no Interior, compreendo que algumas possam ser fechadas por haver mais no mesmo concelho. Mas há dois problemas graves:
1. A Nova escola nunca deveria estar mais longe que 4 a 5 Kms, ou mais longe que a Igreja mais proxima. Nunca percebi porque há mais Igrejas que escolas (por concelho).
2. Penso que se esqueceram da diferença que existe entre crianças com frequência de infantário e Pré-escolar e as que não têm isso nas aldeias. Juntar crianças com preparações muito diferentes para competirem sob os mesmos critérios, parece-me Injusto e um grande disparate.
Luirantri
Este programa de Debate começou bem, e até me pareceu promissor, na medida em que ia directo aos assuntos.
Mas ultimamente, nota-se a falta de contraditório credível, e algum desequilíbrio no âmbito da critica construtiva.
O Sr. Medina Carreira devia perceber, que não basta atacar, e dizer mal de tudo e todos. E se bem que não seja obrigado a apresentar soluções, devia, no mínimo explicar porque acha que está mal, dado que já me tenho apercebido que por vezes as suas criticas nascem de fundamentos errados, embora aparentem seriedade.
Por outro lado, também me parece que já chega de exemplos despropositados trazidos do seu saudosismo ultrapassado, nomeadamente no que respeita a certas invocações na orla do Nazismo.
Luirantri
Enviar um comentário