segunda-feira, 7 de setembro de 2009
O DEBATE HUXLEY - WILBERFORCE SOBRE A ORIGEM DAS ESPÉCIES
Na peça de teatro em cena pela Barraca no Teatro Cinearte, em Lisboa, "O Professor de Darwin", o autor, Helder Costa, recria a famosa cena, em 30 de Junho de 1860, na Universidade de Oxford, entre o bispo anglicano Samuel Wilberforce e o cientista Thomas Huxley sobre a evolução das espécies proposta por Charles Darwin.
Eis o diálogo, retirado do livro com o texto da peça, que acaba de ser publicado na Gradiva:
"Huxley: Meu caro bispo Wilberforce, será difícil verificar que o homem, os mamíferos, as aves e até os répteis têm muita coisa em comum? Dois olhos, duas orelhas, nariz, dois braços, pernas, um coração, sangue... Não acha que é vidente que viemos todos de uma mesma raiz, de uma mesma origem?
Wilberforce: Meu caro Thomas Huxley, como insiste que descende de um macaco, posso perguntar-lhe de onde vem esse seu antepassado: é da parte da sua avó ou do seu avô?
Huxley: Se a questão é se eu preferiria ter um pobre macaco como avô, ou um homem que utiliza a sua capacidade e influência para ridicularizar uma discussão científica séria, eu não hesitaria em afirmar a preferência pelo macaco.
(gargalhadas)
Wilberforce: Nada do que você afirma é, impossível. Está fora do senso normal de qualquer pessoa.
Huxley: Lamento a sua total ignorância científica e os seus preconceitos contra os avanços da Ciência. Já Galileu e muitos outros foram perseguidos pela ignorância e pela mentira, mas o mundo continuou a fazer o seu caminho e deixar para trás os que pensam e actuam como você. O castigo do mentiroso, além de ninguém acreditar nele, é ele nunca mais poder acreditar nos outros."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
DIREITO DAS CRIANÇAS À SEGURANÇA EM AMBIENTES DIGITAIS NA NOVA DECLARAÇÃO DE GENEBRA
Por Cátia Delgado Foi na passada quarta-feira, 20 de novembro, no dia em que se assinalaram 35 anos da aprovação da Convenção dos Di...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
6 comentários:
Os podres deste debate devem ser postos em evidência. Mas seria tão bom que o lado evolucionista também se exercitasse na confissão dos seus próprios problemas históricos, como por exemplo o darwinismo social e a eugenia, que apareceram tão rapidamente após a proposta de Darwin.
Este debate fez sentido há 150 anos. Hoje já não há debate porque o enorme número de provas que confirma a teoria da evolução torna qualquer outra visão absolutamente patética.
Darwinismo social e eugenia? A eugenia existiu muito antes de darwin (na grécia antiga por exemplo). A teoria da evolução apenas pretende descrever o fenómeno da evolução das espécies, não é um tratado social.
Puxar pelo darwinismo social para criticar a teoria da evolução é o mesmo que criticar a teria da gravidade porque há pessoas que matam outras empurrando-as de sítios altos.
João
Não concordo com este debate título. Para mim, este é transformado em um argumento sem sentido.
De ignorância nem enstância.
Por que qualquer outra visão é absolutamente patética? Darwin estava certo em muitas coisas, mas ele mesmo disse que os elos se transição seriam achados através da tecnologia e até agora nada.. então pense um pouco, sem esses elos os Evolucionistas precisão ter fé, assim como os Criacionista, para acreditar que todos os seres evoluiram e um único ser.
É muito simples vencer um debate entre criacionismo e evolucionismo, pois a razão está sempre do lado da ciência.
Enquanto alguns teístas acreditam que a mulher saiu da "costela" de um homem ou algo parecido com isso.
(Que ridículo)
Enviar um comentário