segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Obras de Pedro Nunes – Volume IV


Recensão, que acaba de sair na "Gazeta de Matemática", de João Filipe Queiró a mais um volume das Obras de Pedro Nunes:

Acaba de ser publicado, pela Academia das Ciências e pela Fundação Gulbenkian, o volume IV das Obras de Pedro Nunes.

Este volume de 800 páginas, que levou quatro anos a preparar, é o ponto alto da nova edição das Obras, iniciada em 2002 por altura do quinto centenário do nascimento de Pedro Nunes. A edição decorre sob a responsabilidade de uma Comissão Científica constituída por Henrique Sousa Leitão (Coordenador), António Costa Canas, António Estácio dos Reis, Francisco Contente Domingues, João Filipe Queiró e Luís Semedo de Matos, e com o acompanhamento de uma Comissão Editorial de Académicos composta por Fernando R. Dias Agudo (Académico Responsável), Aníbal Pinto de Castro, António Dias Farinha, António Ribeiro Gomes, José Manuel Toscano Rico e Justino Mendes de Almeida.

O volume IV, com o título De arte atque ratione navigandi, é o ponto alto da edição, antes de mais, porque esta obra, de 1566, é a mais importante de Pedro Nunes. Texto da maturidade, em latim, publicado em Basileia e com grande impacto na Europa, é o momento da criação de uma nova disciplina matemática, a ciência da navegação. O autor desenvolve muito os tratados portugueses de 1537 (em particular com a distinção clara, a ele devida, entre navegação loxodrómica e ortodrómica, e com a ideia fundamental da mais tarde chamada carta de Mercator), acrescenta muitos capítulos com contribuições rigorosas sobre questões matemáticas, astronómicas e de navegação (e alguns dos primeiros comentários feitos à obra de Copérnico), e continua com capítulos sobre a curva loxodrómica e a sua descrição e propriedades matemáticas, notabilíssimos se pensarmos que se está a mais de um século da criação do cálculo diferencial e integral.

Em segundo lugar, porque, sendo a obra mais importante de Pedro Nunes, e sendo este o maior cientista português de sempre (seja qual for o critério que se use), o livro é o mais relevante da história da ciência em Portugal e é portanto uma obra cimeira na história da cultura portuguesa.

O volume, tal como os anteriores, pode ser adquirido na livraria da Fundação Gulbenkian, sendo possível fazer encomendas online aqui.

Até ao fim de 2010 está prevista a publicação dos volumes V, VI e VII das Obras de Pedro Nunes, devendo o oitavo e último volume sair em 2011.

João Filipe Queiró

1 comentário:

Diogo Bobone Carvalho disse...

Excelente notícia!
Tenho vindo a coleccionar paulatinamente todos os volumes publicados e este já era esperado há muito tempo.
É de facto um trabalho notável o que esta equipa, em particular o Prof. Henrique Leitão, tem vindo a fazer e que de facto era devido a Pedro Nunes, o nosso maior cientista.
Continuem com o bom trabalho!

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...