segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Obras de Pedro Nunes – Volume IV


Recensão, que acaba de sair na "Gazeta de Matemática", de João Filipe Queiró a mais um volume das Obras de Pedro Nunes:

Acaba de ser publicado, pela Academia das Ciências e pela Fundação Gulbenkian, o volume IV das Obras de Pedro Nunes.

Este volume de 800 páginas, que levou quatro anos a preparar, é o ponto alto da nova edição das Obras, iniciada em 2002 por altura do quinto centenário do nascimento de Pedro Nunes. A edição decorre sob a responsabilidade de uma Comissão Científica constituída por Henrique Sousa Leitão (Coordenador), António Costa Canas, António Estácio dos Reis, Francisco Contente Domingues, João Filipe Queiró e Luís Semedo de Matos, e com o acompanhamento de uma Comissão Editorial de Académicos composta por Fernando R. Dias Agudo (Académico Responsável), Aníbal Pinto de Castro, António Dias Farinha, António Ribeiro Gomes, José Manuel Toscano Rico e Justino Mendes de Almeida.

O volume IV, com o título De arte atque ratione navigandi, é o ponto alto da edição, antes de mais, porque esta obra, de 1566, é a mais importante de Pedro Nunes. Texto da maturidade, em latim, publicado em Basileia e com grande impacto na Europa, é o momento da criação de uma nova disciplina matemática, a ciência da navegação. O autor desenvolve muito os tratados portugueses de 1537 (em particular com a distinção clara, a ele devida, entre navegação loxodrómica e ortodrómica, e com a ideia fundamental da mais tarde chamada carta de Mercator), acrescenta muitos capítulos com contribuições rigorosas sobre questões matemáticas, astronómicas e de navegação (e alguns dos primeiros comentários feitos à obra de Copérnico), e continua com capítulos sobre a curva loxodrómica e a sua descrição e propriedades matemáticas, notabilíssimos se pensarmos que se está a mais de um século da criação do cálculo diferencial e integral.

Em segundo lugar, porque, sendo a obra mais importante de Pedro Nunes, e sendo este o maior cientista português de sempre (seja qual for o critério que se use), o livro é o mais relevante da história da ciência em Portugal e é portanto uma obra cimeira na história da cultura portuguesa.

O volume, tal como os anteriores, pode ser adquirido na livraria da Fundação Gulbenkian, sendo possível fazer encomendas online aqui.

Até ao fim de 2010 está prevista a publicação dos volumes V, VI e VII das Obras de Pedro Nunes, devendo o oitavo e último volume sair em 2011.

João Filipe Queiró

1 comentário:

Diogo Bobone Carvalho disse...

Excelente notícia!
Tenho vindo a coleccionar paulatinamente todos os volumes publicados e este já era esperado há muito tempo.
É de facto um trabalho notável o que esta equipa, em particular o Prof. Henrique Leitão, tem vindo a fazer e que de facto era devido a Pedro Nunes, o nosso maior cientista.
Continuem com o bom trabalho!

AINDA AS TERRAS RARAS

  Por. A. Galopim de Carvalho Em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais ...