sexta-feira, 29 de junho de 2007
CIÊNCIA VIVA CHEGA A BRAGANÇA
Informação recebida do Ciência Viva:
Um novo Centro Ciência Viva para a divulgação da ciência e da tecnologia abre as suas portas em Bragança, no próximo sábado, dia 30 de Junho, às 12 horas.
A cerimónia de inauguração contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.
Este será o 14.º Centro a integrar a Rede que a Ciência Viva tem vindo a criar em todo o País. No endereço www.braganca.cienciaviva.pt é possível observar desde já toda a sua envolvente e alguns dos módulos que compõem este centro de divulgação científica.
A experiência de aprendizagem tem início logo na arquitectura do próprio edifício, uma antiga central hidroeléctrica instalada na margem esquerda do rio Fervença, que o projecto da arquitecta italiana Guilia de Appolonia transformou em casa de ciência.
Este edifício do Centro Ciência Viva de Bragança é um autêntico módulo interactivo graças à intervenção do engenheiro Guilherme Carrilho da Graça. Por exemplo, a sua fachada permite que se adapte às condições atmosféricas de modo a optimizar a captação directa da energia solar térmica. Este é um exemplo vivo de uma gestão inteligente dos recursos energéticos.
Como tirar partido das energias renováveis? De que forma podemos contrariar o aquecimento global e o efeito de estufa? Será que a pegada ecológica de Portugal está dentro dos limites da capacidade do planeta? Venha experimentar estes módulos interactivos que fazem parte do Edifício Principal.
O Centro Ciência Viva de Bragança inclui ainda a Casa da Seda, resultado da recuperação de um antigo moinho, onde irá aprender o ciclo de vida do bicho-da-seda, compreender o processo de tingimento da seda e conhecer a sua indústria. Aqui, qualquer que seja a estação do ano, a paisagem que vai olhar pela janela em tempo real estará sempre repleta de borboletas.
Todo o núcleo expositivo do Centro Ciência Viva de Bragança foi produzido pela empresa portuguesa YDreams, em colaboração com a Ciência Viva.
À disposição dos visitantes estará também um espaço de acesso livre à Internet e uma cafetaria e esplanada com vista sobre a margem do rio Fervença.
No dia da inauguração terá lugar no auditório da Casa da Seda a apresentação do livro História da Indústria da Seda em Trás-os-Montes, da autoria de Fernando de Sousa, das edições Afrontamento, com o apoio da Câmara Municipal de Bragança.
O Centro Ciência Viva de Bragança é uma iniciativa da Ciência Viva, da Câmara Municipal de Bragança e do Instituto Politécnico de Bragança.
O Centro Ciência Viva de Bragança espera a sua visita. A partir deste fim-de-semana pode contar com mais este Centro da rede Ciência Viva para muita ciência no seu roteiro de tempos-livres.
Centro Ciência Viva de Bragança
Rua Beato Dinis,
5300 - 130 Bragança
Telefone: 273 382 207
www.braganca.cienciaviva.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
Sem comentários:
Enviar um comentário