domingo, 15 de março de 2015

Planos para o eclipse?

(Imagem: OAL)

Na  próxima sexta-feira, dia 20 de Março, ocorre um eclipse total do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português, entre as 8 e as 10 da manhã (aproximadamente). 

Observar o Sol directamente pode ser bastante perigoso, pelo que é necessário alguma preparação. O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) tem bastante informação, nomeadamente acerca de técnicas de observação segura.

Para realizar a observação directa é necessário usar filtros solares oculares, que mesmo assim apenas permitem a observação por tempos curtos. Não devem ser usada soluções de improviso, como radiografias, óculos de soldador, óculos muito escuros, vidros negros, etc. Para observar o Sol directamente precisa de usar óculos específicos para o efeito. Os filtros solares oculares são vendidos nalgumas lojas de material astronómico ou em revistas de astronomia (estrangeiras) nestas ocasiões. Devem ter marca CE obrigatória, cumprindo a Norma Europeia EN 169/1992 e a Directiva Europeia CEE 89/686.

Uma alternativa, preferível, é o uso de métodos de projecção, nos quais a imagem do Sol é projectada num alvo, permitindo uma observação indirecta. O OAL recomenda vários métodos de projecção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero lá saber do eclipse.Isso era na idade média.

PARA UMA HISTÓRIA DA MINERALOGIA, NUMA CONVERSA FICCIONADA DO AUTOR COM D. JOÃO III

Por A. Galopim de Carvalho (Do meu livro Conversas com os Reis de Portugal - Histórias da Terra e da Vida , Ancora Editora, 2013) - Soube q...