sábado, 12 de outubro de 2013
INDISCIPLINA NA ESCOLA
Conferência- chave de educação da Fundação Francisco Manuel dos Santos na quinta e sexta-feira próximas em Lisboa e Braga, respectivamente.
Clique aqui para saber mais.
Apresentação do tema:
A indisciplina é um tema que aparece como uma das principais preocupações dos professores e dos pais quando se fala da escola. Nesta conferência procura-se perceber o que é a disciplina e a indisciplina, e quais são as estratégias usadas na escola, pelos professores, para enfrentar esta mesma indisciplina: antes de mais, há muita indisciplina nas escolas? Há hoje mais indisciplina do que há alguns anos atrás? Rir alto na aula pode ser considerado indisciplina? E bater no colega? Onde acaba a indisciplina e começa a violência? Existem casos graves de indisciplina em Portugal? Quem sente mais a indisciplina? O que fazem as escolas e os professores para impedir que haja indisciplina e, quando esta ocorre, para a travar? Estratégias como a expulsão da escola resultam ou pioram o problema? Existem outras alternativas? Como se relaciona a (in)disciplina com o (in)sucesso académico? O insucesso dos alunos é maior porque eles são indisciplinados ou eles são mais indisciplinados porque têm insucesso? O Novo Estatuto do Aluno está a melhorar o clima nas escolas? Uma especialista norte-americana apresentará algumas medidas testadas que permitem atenuar este fenómeno e reflectirá sobre os seus resultados, enquanto que um psicólogo português procurará traçar um retrato sobre a realidade portuguesa. Os nossos alunos são indisciplinados? Como podem as nossas escolas melhorar neste aspecto?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
1 comentário:
Enquanto os professores disserem palavrões (sobretudo com referência, velada ou explicita, ao órgão genital masculino) não há bons exemplos e, portanto, é difícil que haja disciplina.
Enviar um comentário