Sobre o "fim dos chumbos", transcrevemos excerto de um texto de opinião de Santana Castilho publicado no "Público" de ontem:
"A propósito da recente conferência internacional sobre o ensino da Matemática, ocorrida em Lisboa no quadro do PAM (Plano de Acção para a Matemática), a inefável ministra veio dizer que o insucesso escolar custa ao Estado 600 milhões de euros. Mas não disse como chegou a esse número. Tendo por referência os 7093,8 milhões de euros que constituem a totalidade da dotação do seu ministério, dificilmente se aceita tal valor como razoável. Mas lá que serve para defender o fim dos chumbos (não me admirarei se o vir decretado a breve trecho) serve. Da torrente de declarações públicas em que a ministra tem sido pródiga após o "entendimento", duas são autênticas pérolas: "facilitismo é chumbar, rigor e exigência é trabalho" e "os chumbos são um mecanismo retrógrado, antigo". Subjacente a esta demagogia está, mais uma vez, uma acusação implícita aos professores que chumbam os seus alunos. Qual é o modernismo que a ministra opõe ao que qualifica de retrógrado e antigo? Entendamo-nos: a missão da escola é ensinar a todos os alunos que a demandam aquilo que está previsto. Mas a sua responsabilidade também é certificar, para utilização da sociedade, o conhecimento que os jovens aí adquirem. Dizer que o possuem sem o terem é uma fraude. Ora o discurso demagógico e pouco claro da ministra, a este propósito, parece fazer a apologia dessa fraude. O problema de gestão educacional com que nos confrontamos é o de saber como fazer para que cresça o número dos que realmente aprendem o que é suposto aprender e não abolir os chumbos, por serem retrógrados. Muito do que politicamente este Governo tem decidido não se orientou para a maior e melhor aprendizagem dos alunos."
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
4 comentários:
Há que ter a coragem de criticar construtivamente. Espero que este texto encontre eco em quem de direito. Errar é humano, persistir no erro é teimosia. A Educação dos jovens bem merece não estar ao sabor de conveniências ocasionais ou diagnósticos a olho nu... Bem pelo contrário, merece uma acção concertada dos seus responsáveis públicos.
"Facilitismo é chumbar" é um bom exemplo de 'newspeak' eduquês...
o ensino e a educação está a saque neste país com as tretas dos pedagogos do ministério da educação.
Agora chumbar passa a ser retrogado, afinal para que serve a escola?
Passa-se a ensinar e já n a avaliar?
Então estamos a formar burros, bichos e selvagens não pessoas instruidas.
Viva às modernices do pós modernismo!
Na verdade, prezado Armando Quintas, está cheio de razão. Bem nos avisou, atempadamentre, Francisco de Sousa Tavares (cito de memória): "Dantes Portugal era um país de analfabetos, hoje é um pais de burros diplomados". Ou seja, estamos bem pior: o analfabetismo combate-se com o alfabetismo. A burrice sancionada oficialmente não tem cura possível num país em que só falta decretar-se a proibição de chumbar os alunos.
Enviar um comentário