Transcrevo notícia publicada hoje no jornal gratuito "Meia Hora" sobre um livro electrónico para cujo lançamento pude contribuir ontem na Reitoria da Universidade do Porto:
E-book possibilita acesso on-line a experiências na área da medição. Ler um livro e aceder ao mesmo tempo a experiências que estão a decorrer em laboratórios reais é agora possível através de uma obra inovadora lançada pela Universidade do Porto (UP).
O e-book, um conceito inovador em Portugal, permite o acesso remoto à experimentação on-line do Laboratório de Instrumentação para Medição da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Através do livro, e à distância de alguns cliques, o leitor pode “entrar” nos laboratórios da UP e contactar com diferentes técnicas de medição, exactamente como se estivesse em ambiente laboratorial real.
Através de experiências remotas e de uma simulação, o leitor pode complementar o conteúdo escrito com “imagens, vídeos e animações que ajudam à compreensão da teoria”, explicou ao Meia Hora Maria Restivo, co-autora da obra com outros quatro docentes do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP. De acordo com a investigadora, o novo livro – que está disponível em português e em inglês – destina-se não só a estudantes universitários mas também ao público em geral, por considerar que “a instrumentação para medição é totalmente transversal a todas as áreas”. O e-book foi apresentado ontem na UP pelo físico Carlos Fiolhais.
RAQUEL MADUREIRA
rmadureira@meiahora.pt
“Medir é o começo de tudo, é o começo da ciência”
Entrevista a Carlos Fiolhais
Como vê este cruzamento da ciência com a tecnologia?
Uma não vive sem a outra. É um cruzamento de duas vias, porque hoje em dia os laboratórios estão todos automatizados. A ciência alimenta e alimenta-se das novas tecnologias.
O acesso remoto a laboratórios é a aposta do futuro?
Sim, hoje já é possível controlar laboratórios à distância. Posso ter um braço robotizado no Porto, por exemplo,e movimentá-lo em Angola. O modo como isso se faz é descrito no livro da UP.
De que forma é que a medição está presente no nosso dia-a-dia?
Apesar de não nos apercebermos, lidamos com a medida constantemente. A medida está em todo o lado. Medir é o começo de tudo. É o começo da ciência.
Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes e António Mendes Lopes,
"Laboratórios de Instrumentação para Medição / Laboratories of Instrumentation for Measurement" (e-book), Editora da Universidade do Porto, 2008.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
1 comentário:
5 estrelas
Enviar um comentário