segunda-feira, 14 de maio de 2007

Vale a pena ler

Título: Náufragos no Paraíso: As Incríveis Aventuras dos Robinson Crusoes de Carne e Osso
Autor: James C. Simmons
Tradução: Paulo Faria
Editor: Antígona, 2007, 355 pp.

Náufragos no Paraíso é um livro de leitura compulsiva que nos leva a percorrer o mundo em busca dos verdadeiros náufragos que, do séc. XVIII ao XX, por vicissitudes da sorte ou escolha própria, tiveram de enfrentar o que a maioria de nós apenas imagina no conforto das nossas casas. São oito capítulos de cuidadosa investigação e agradável leitura, servidos por uma elegante e cuidada tradução. O autor guia-nos pelos destinos de Selkirk, o náufrago original cuja história real inspirou Defoe; do impressionante capitão americano Charles H. Barnard, que sobreviveu nas inóspitas Falkland, onde nem árvores há; da famosa tripulação do Essex, que recorreu ao canibalismo para sobreviver; das aventuras de Melville nas marquesas, onde chegou a casar com uma nativa, o que lhe deu um conhecimento rigoroso do seu modo de vida; e de muitos outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

É pena o estilo do autor não estar à altura dos heróis, e além disso o livro ter uma tradução pesada e apastelada. Melville, particularmente, merecia outro tratamento- mais parece uma entrada da wikipedia.

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...