terça-feira, 14 de julho de 2020

As lombrigas

Novo texto, curto mas grosso, de Santana-Maia Leonardo no jornal As Beiras:

Quanto mais porca for a política, mais atraente se torna para as lombrigas. É precisamente essa a razão por que os partidos do sistema estão hoje infestados de lombrigas. Ou seja, desses parasitas de marca branca, pequeninos, moles, viscosos e escorregadios, que necessitam de um hospedeiro para viver e que mudam de hospedeiro com muita facilidade. 

Já repararam que, quanto mais suspeitas de corrupção incidem sobre um autarca ou um governante, mais votos o seu partido tem? E sabem porquê? Porque as lombrigas têm direito a voto, reproduzem-se com extrema facilidade no meio da porcaria e ainda têm o condão de afastar das mesas de voto e dos partidos políticos aquelas pessoas que Sá de Miranda tão bem definiu: “Homem de um só parecer, d’um só rosto, uma só fé, d’antes quebrar, que torcer”. 

Mas os partidos do sistema que não pensem que podem sobreviver muito tempo infestados de lombrigas… Não façam a desparasitação rapidamente e vão ver o que lhes sucede.

Santana-Maia Leonardo 

Sem comentários:

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...