sexta-feira, 8 de março de 2019

APTIDÕES SOCIAIS EM CONTEXTO ESCOLAR

Artigo do psiquiatra Nuno Pereira:


    As aptidões sociais, plasmadas no gesto e na palavra com regras convencionais relativas a determinada cultura, criam forte vínculo entre os indivíduos da mesma comunidade. A vida em sociedade requer a aprendizagem de certas normas de comportamento com a função de possibilitar boas relações interpessoais e de evitar conflitos, o que influencia significativamente o êxito académico e profissional e o próprio bem-estar. Por outro lado, há correlação entre défice das habilidades sociais e perturbações ansiosas, depressivas, de autocontrolo ou mesmo aditivas. Embora tais normas pragmáticas não compartilhem a ideia da universalidade dos princípios éticos, representam a forma externa de respeito ao próximo. Trata-se dum estádio decisivo do desenvolvimento humano, em que se aprende a ser autêntico na expressão dos próprios sentimentos e sensível aos sentimentos dos outros.

    Os principais contextos para cultivar a competência social são a família, a escola, o grupo de amigos e o ambiente virtual criado pelo progresso tecnológico. No presente, a perda do medo à autoridade obriga a privilegiar outras modalidades educativas orientadas para a aprovação e a ordem sociais.

    A família, como primeiro agente socializador da criança, tem cada vez menos tempo para transmitir noções elementares de civilidade e preparar a inserção na sociedade. O crescente alheamento dos pais leva a que as relações entre pares e o ambiente digital relevem demasiado na formação dos filhos, que deste modo correm maiores riscos de apresentar problemas de comportamento.

    A escola, como local de socialização secundária, reúne as condições necessárias para minorar as falhas da família (muitas vezes, disfuncional) na transmissão dum código de relacionamento que proporcione um convívio agradável, aproveitando circunstâncias específicas da vida escolar quotidiana. Sem prejuízo da área curricular da educação para a cidadania (garante dos direitos e deveres do cidadão), os professores podem desenvolver as aptidões sociais dos alunos, reforçando comportamentos adequados e agindo como modelos significativos. A aprendizagem opera-se naturalmente, sem recurso a qualquer programa particular, por reforço social e observação do comportamento do modelo, em situações humanas concretas. Atos gentis provocam reações semelhantes no Outro com benefício mútuo.

    A educação do trato social, de suma importância para a realização do projeto de vida pessoal, deve promover um estilo comunicativo assertivo através sobretudo de aprendizagem em espelho e prática diária, o que supõe necessariamente um cuidado acrescido do professor e mesmo dos demais funcionários da escola, com a desejável participação do núcleo familiar.

                                                                            Nuno Pereira (psiquiatra)

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