quarta-feira, 20 de novembro de 2013
ENFATIZAR A COMPONENTE EXPERIMENTAL
Meu depoimento ao JL/Educação sobre Programas e Metas de Física e Química do Ensino Secundário (prestado na qualidade de coordenador da equipa de professores que o elaborou, na sua maioria do secundário):
Na Fìsica e na Química demos maior destaque aos conceitos essenciais, que colocámos numa forma flexívil para poderem ser adaptados a contextos diversos pelos professores, designadamente a situações do dia-a-dia dos alunos.
Retirámos alguns conteúdos mais difíceis para este nível de escolaridade e introduzimos outros mais fáceis, que são estruturantes e necessários ao prosseguimento de estudos, sempre com a preocupação de tornar o programa exequível no tempo disponível.
Procurámos enfatizar a componente experimental, que deve fazer motivar os alunos.
Identificámos, com as metas, os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir pelos alunos e as capacidades que se querem desenvolvidas. A última revisão do programa tinha sido há 13 anos e era precisa uma actualização.
Queremos uma melhoria no desempenho dos alunos na disciplina, que é por vezes injustamente considerada considerada difícil. Queremos que os alunos gostem de Física e Química, pois elas servem de base à nossa descrição do mundo e a muitas aplicações úteis.
Além disso, identificámos um referencial para avaliação interna e externa, em particular para as provas dos exames nacionais.
Por último, gostaríamos muito de receber contributos para melhorar a proposta que fizemos. É uma proposta aberta à colaboração de todos..
Na figura: sabe como meter um ovo (cozido) dentro de uma garrafa? É uma experiência de Física (ou de Química) muito fácil. Ver aqui de duas maneiras diferentes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
1 comentário:
Certamente uma (das experiências) mais realizada na escola a complementar aula eensinar através a demonstração cientifica eis com carinho lembro deste argumento de leis da natureza a experiência da garrafa com o ovo e outrora despertara a possibilidade de avançar envolvendo-nos a ciência e propriamente a física donde o potencial de aprendizado futuro dependeria de pequenas demonstrações feito esta o modo simples de compartilhar o inesperado a tenra idade e por isto vos afirma o estudo a compreensão a solidária maneira o exemplo a pesquisa laboratorial.
Enviar um comentário