quarta-feira, 20 de novembro de 2013
ENFATIZAR A COMPONENTE EXPERIMENTAL
Meu depoimento ao JL/Educação sobre Programas e Metas de Física e Química do Ensino Secundário (prestado na qualidade de coordenador da equipa de professores que o elaborou, na sua maioria do secundário):
Na Fìsica e na Química demos maior destaque aos conceitos essenciais, que colocámos numa forma flexívil para poderem ser adaptados a contextos diversos pelos professores, designadamente a situações do dia-a-dia dos alunos.
Retirámos alguns conteúdos mais difíceis para este nível de escolaridade e introduzimos outros mais fáceis, que são estruturantes e necessários ao prosseguimento de estudos, sempre com a preocupação de tornar o programa exequível no tempo disponível.
Procurámos enfatizar a componente experimental, que deve fazer motivar os alunos.
Identificámos, com as metas, os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir pelos alunos e as capacidades que se querem desenvolvidas. A última revisão do programa tinha sido há 13 anos e era precisa uma actualização.
Queremos uma melhoria no desempenho dos alunos na disciplina, que é por vezes injustamente considerada considerada difícil. Queremos que os alunos gostem de Física e Química, pois elas servem de base à nossa descrição do mundo e a muitas aplicações úteis.
Além disso, identificámos um referencial para avaliação interna e externa, em particular para as provas dos exames nacionais.
Por último, gostaríamos muito de receber contributos para melhorar a proposta que fizemos. É uma proposta aberta à colaboração de todos..
Na figura: sabe como meter um ovo (cozido) dentro de uma garrafa? É uma experiência de Física (ou de Química) muito fácil. Ver aqui de duas maneiras diferentes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PARA UMA HISTÓRIA DA MINERALOGIA, NUMA CONVERSA FICCIONADA DO AUTOR COM D. JOÃO III
Por A. Galopim de Carvalho (Do meu livro Conversas com os Reis de Portugal - Histórias da Terra e da Vida , Ancora Editora, 2013) - Soube q...

-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
1 comentário:
Certamente uma (das experiências) mais realizada na escola a complementar aula eensinar através a demonstração cientifica eis com carinho lembro deste argumento de leis da natureza a experiência da garrafa com o ovo e outrora despertara a possibilidade de avançar envolvendo-nos a ciência e propriamente a física donde o potencial de aprendizado futuro dependeria de pequenas demonstrações feito esta o modo simples de compartilhar o inesperado a tenra idade e por isto vos afirma o estudo a compreensão a solidária maneira o exemplo a pesquisa laboratorial.
Enviar um comentário