segunda-feira, 29 de julho de 2013
Parabéns ao Projeto Delfos!
De 18 a 28 de Julho de 2013 realizaram-se em Santa Marta, Colômbia, as 54.ªs Olimpíadas Internacionais de Matemática. Portugal participou com uma equipa de jovens selecionados e preparados, em anos de trabalho intenso, pelo "Projeto Delfos". Desde há 11 anos que o Delfos faz a preparação técnica das nossas jovens equipas olímpicas, e não só; a chave do trabalho délfico tem sido entusiasmar o mais possível, por contágio, muito mais jovens pela Matemática.
Os resultados conseguidos na Colômbia foram os melhores obtido por Portugal e confirmam a tendência de contínua melhoria do nível dos estudantes participantes em competições internacionais de Matemática:
A equipa
era formada por David Martins (estudante do 11.º ano, em Mirandela), Francisco Andrade (estudante do 10.º ano, em Matosinhos), Luís Duarte (estudante do 12.º ano, em Alcains), Miguel Moreira (estudante do 11.º ano, em Lisboa), Miguel Santos (estudante do 12.º ano, em Alcanena) e Nuno Arala Santos (estudante do 10.º ano, no Porto).
Medalhas
De ouro para o Miguel Moreira,
De bronze para Miguel Santos, Francisco Andrade, Luís Duarte e para o David Martins
Menção honrosa para o Nuno Arala.
Classificação por países
Portugal destacou-se com o segundo melhor resultado de sempre, suplantado apenas pela participação em 2009 nas olimpíadas que se realizaram em Bremen, na Alemanha. Com 111 pontos (num máximo de 252), este ano Portugal ficou à frente da Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Suíça e Suécia e ficou a 16 pontos da Alemanha e a 13 pontos do Brasil (para mencionar apenas alguns países).
Há um outro aspecto de que Portugal se pode orgulhar, que é ter de um português no lugar 76 da lista dos melhores participantes de sempre nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (com duas medalhas de ouro e uma de bronze).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
9 comentários:
Parabéns aos jovens. E a quem ajudou a chegar lá, meios de transporte excluídos.
E viva a matemática. E mais os matemáticos. E ainda os que detestam matemática por não lhe entrarem os números. Pode que agora tenham vez
Boas férias
Parabéns. E que gere uma epidemia sem fim!
Parabéns a todos os que directa ou indirectamente têm estado envolvidos na formação destes jovens. As respectivas famílias também. É que esta convivência nacional e internacional não ensina só matemática a estes jovens.
Prezados blogueiros, alguns comentários que aparecem aqui são altamente desabonadores de tão importante conquista, seria bom que houvesse moderação para aprovação de comentários.
Delfos é um nome mal escolhido ou então só podemos deduzir-se que é uma escolha propositada, a matemática como lavagem cerebral, como "técnica de delfos",a fábrica de consensos e esforços revolucionários para um caminho ateísta. Sem dúvida que os jovens estão a ser usados em propaganda vergonhosa.
Enviar um comentário