quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Livros da Antígona

Informação recebida da editora Antígona.

Marx e Keynes: Os limites da economia mista, da autoria de Paul Mattick

Com tradução de Luís Leitão e posfácio de Jorge Valadas, este ensaio, a sair em Outubro, trata de questões fundamentais: a acumulação de capital, a moeda, a automatização, o subdesenvolvimento, o capitalismo de Estado, e não só. No confronto entre Keynes e Marx, o autor conclui que muitas das análises do pensador alemão estão ainda ligadas ao futuro, ao nosso futuro, e que a proposta keynesiana apenas permite adiar o colapso do capitalismo.

Paul Mattick, conhecido sobretudo como teórico das crises económicas, foi também um participante empenhado nos acontecimentos revolucionários que abalaram a Europa e as organizações do movimento operário durante a primeira metade do século XX. Marx e Keynes é considerada a sua obra mais importante.

Classe, da autoria de Andrea Cavalletti

Com tradução de António Guerreiro, este ensaio, a sair em Novembro, traça uma genealogia da ideia de classe. Para isso, mostrando que o conceito só se revela plenamente a partir de diversos ângulos de análise, recorre às perspectivas fornecidas pela psicologia, pelas ciências sociais e pela teoria política. Numa época em que se tornou frequente pôr em causa a validade sociológica e política deste conceito, Classe surge não apenas como uma investigação historicamente informada, mas também como uma reflexão orientada para o esclarecimento de um tópico central do debate filosófico contemporâneo.

Andrea Cavalletti é professor de Estética e Literatura Italiana na Universidade de Veneza. Autor de vários ensaios de filosofia e de crítica literária, colabora ainda com diversas publicações periódicas.

Sem comentários:

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...