terça-feira, 13 de novembro de 2007
SUCESSO E INSUCESSO: ESCOLA, ECONOMIA E SOCIEDADE
Informação recebida da Fundação Gulbenkian:
SUCESSO E INSUCESSO: ESCOLA, ECONOMIA E SOCIEDADE, 19-20 de Novembro de 2007
Portugal acumulou historicamente um enorme atraso no processo de escolarização de massas. Se as causas do fenómeno são relativamente conhecidas, já as suas prolongadas consequências são-no bastante menos. O considerável investimento escolar feito no país, no decurso das últimas décadas, tem sido contudo insuficiente para gerar o desejável «capital humano», mostrando que a recuperação quantitativa das taxas de escolarização não basta para abolir as marcas qualitativas deixadas pelo atraso histórico. Com efeito, é sobretudo esse défice de «capital humano» que explica a extrema dificuldade com que a economia portuguesa está a enfrentar os desafios da competitividade à escala global. O funcionamento do sistema escolar tem nisso a sua parte mas não toda, pois ele próprio está por seu turno imerso, tanto do lado dos docentes como dos discentes e famílias, numa sociedade cujos valores e práticas históricas não geraram essa confiança inter-pessoal e esse «capital social» que afectam de modo tão decisivo o sucesso ou insucesso dos desempenhos pessoais e colectivos.
Durante os dois dias da conferência, que se integra na série anual organizada pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação, especialistas nacionais e estrangeiros analisarão assim alguns dos principais factores envolvidos no sucesso ou insucesso dos processos de aprendizagem, na perspectiva da formação de «capital humano» e de «capital social» em Portugal. No primeiro painel, será abordada a contribuição das neuro-ciências para a compreensão da natureza da aprendizagem e para as ciências da educação em geral; no segundo, serão discutidos os factores de sucesso e insucesso escolar individual e colectivo; no terceiro, será analisado o processo de formação do «capital humano», simultaneamente na perspectiva da educação e da economia; no último painel, serão por fim discutidos os problemas da produção de «capital social» e do seu impacto na vida económica e social, bem como na governança pública e privada, numa perspectiva comparada. A conferência de abertura [“keynote address”] será proferida pelo Professor Alexandre Castro Caldas (Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa) e a Conferência de encerramento será da responsabilidade do Professor John Field (University of Stirling).
Junho/2007
Manuel Villaverde Cabral – Comissário da Conferência
PROGRAMA
Dia 19 de Novembro
9h30 – Abertura – Ministra da Educação e Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
10h00-10h45 – Conferência “Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”, Alexandre Castro Caldas
10h45 – Intervalo
11h00 – 13h00 Presidente: Alexandre Castro Caldas, Relações entre Neuro-Ciências e Educação, Isabel Hub Faria e Sarah Blakemore
13h00 – Pausa para Almoço
14h30-17h00 Presidente: Manuel Carmelo Rosa. Sucesso ou Insucesso Escolar. Luis César Queiroz Ribeiro, Madalena Matos e José Verdasca
17h00 – Intervalo
17h15 – Mesa Redonda. Moderador: António José Teixeira, com Nuno Crato, Maria José Nogueira Pinto e José Ferreira Gomes
Dia 20 de Novembro
9h30 -13h00 Presidente: Jaime Reis. Economia da Educação e Formação de Capital Humano. Anna Vignolles. Pedro Teixeira e António Candeias
13h00 Pausa para Almoço
14h30 – 17h00 Presidente: Eduardo Marçal Grilo. Sociedade Civil e Formação de Capital Social. Michael Woolcock, Victor Pérez Días e João Freire
17h00 – Intervalo
17h15 - Conferência – Educação e Capital Social, John Field
18h00 - Sessão de Encerramento, Eduardo Marçal Grilo, Manuel Villaverde Cabral, António José Teixeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
Sem comentários:
Enviar um comentário