segunda-feira, 6 de maio de 2024

NOVOS CLÁSSICOS DIGITALIA

Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar 2 novas publicações com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital, em Acesso Aberto.

NOVIDADES EDITORIAIS

 

Série “Autores Gregos e Latinos” [textos]

 

Maria de Fátima Silva, Eurípides. Fragmentos. Vol. I. Tradução do grego, com estudo introdutório e comentário (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024). 319 p.

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2552-2

  

[Este volume apresenta uma primeira tradução comentada em língua portuguesa da produção de Eurípides chegada até nós em forma fragmentária. A consideração deste material não só amplia, de modo significativo, a produção conhecida do poeta, como permite uma interpretação mais sólida das peças conservadas, tida em conta a atividade global do autor. Neste, que é ainda o primeiro volume dada a grande quantidade de fragmentos conservados de Eurípides, estão incluídos – seguindo a ordem alfabética do grego – os títulos seguintes: Egeu, Éolo, Alexandre, Alcméon, Alcmena, Álope, Andrómeda, Antígona, Antíope, Arquelau, Auge, Autólico I e II, Belerofonte, Busíris, Dánae, Díctis.]


- Reina Marisol Troca Pereira: Álcifron, Epístolas - Inconfidências de um ilustre desconhecidoTradução do grego, com estudo introdutório e comentário (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024). 239 p. 

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2550-8

  

[Disponibiliza-se a tradução de 123 ‘cartas’ em prosa ática atribuídas a Álcifron. De datação, naturalidade e atividade ignotas, o autor reparte por 4 grupos sociais — designadamente rústicos, pescadores, parasitas e cortesãs — a ficção epistolar conservada de modo disperso em múltiplos manuscritos, todos tardios, face à conceção. Numa linguagem elegante, expõem-se através de um rol de figurantes ora masculinos ora femininos, ora de nome reconhecido ora não afamados, sob pretenso laço intimista de estima, alvitres de cariz didático, enredando realidade e fantasia, motivos típicos de uma Segunda Sofística. Assim, um rol de elementos de tradição cultural helénica de índole religiosa, heortonímia, toponímia, costumes, vícios, virtudes, filosofia, afetos, comportamentos.]

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