terça-feira, 7 de agosto de 2012

Can School Performance Be Measured Fairly?

Os leitores que se interessam pela temática da avaliação pedagógica, nela incluída a avaliação do desempenho de escolas, professores e alunos, poderão ler um dossier muito completo e rigoroso recentemente publicado no New York Times e intitulado Can School Performance Be Measured Fairly?

Com a contribuição de especialistas, alunos, pais, professores e outros educadores são debatidas as principais questões que essa avaliação levanta, algumas delas decorrentes da lei americana que ficou conhecida por No child left behind, cujo espírito está presente nos mais diversos sistemas educativos ocidentais. Tratando-se de uma determinação política, ainda que aceitável sob o ponto de vista ideológico e compreensível sob o ponto de vista social, esbarra com a acentuada, estereotipada e frequentemente acrítica exigência de "prestação de contas" a que muitos países se obrigam tanto interna como externamente.

Sem comentários:

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...