quarta-feira, 17 de junho de 2009

O LIXO DA INTERNET E A GRIPE A H1N1

Que a Internet está cheia de lixo já foi exemplificado por João Vasconcelos Costa a propósito do desastre da Air France. Mas há muito mais exemplos: por exemplo, este aqui, sobre a gripe a H1N1. Não demorei mais do que uns segundos a perceber que era lixo o vídeo cujo endereço um amigo razoavelmente culto me mandou, muito preocupado com a origem da recente gripe, e pedindo um parecer. Parece-me uma aldrabice pegada (que pena que os nossos amigos brasileiros não percebam este belo termo: "aldrabice"!). Espero que os leitores não percam mais do que o tempo que eu perdi com este dentista "especialista" em gripe (um "especialista" que recusa qualquer sistema de "peer review", sendo por isso editor de si próprio; o exemplo dado pelo Desidério é a este respeito bem elucidativo!). Mas não deixa de me surpreender a credulidade das pessoas...

3 comentários:

Manuel disse...

«um "especialista" que recusa qualquer sistema de "peer review", sendo por isso editor de si próprio; o exemplo dado pelo Desidério é a este respeito bem elucidativo!»

No exemplo dado pelo Desidério o paper foi aprovado por "peer-review". Mas caso não tenha temos sempre o caso Bogdanov que publicaram em jornais reputadíssimos com peer-review. E era treta.

Já agora, talvez fosse produtivo explicar porque é que o vídeo é lixo em vez de dizer implicitamente que é trivial ou ir de novo para o argumento subreptício da autoridade ao escrever «dentista "especialista" em gripe». O facto do homem ser dentista ou pedófilo é irrelevante para a validade do que diz.

nuvens de fumo disse...

Para a questão do peer review deixo aqui dois casos um da nature e outro de um pasquim de harvard

http://www.nature.com/nature/journal/v295/n5846/abs/295234a0.html


http://www.news.harvard.edu/gazette/2002/04.18/09-tummo.html

Ambos trabalhos sobre monges Budistas e as suas capacidades de elevar a temperatura corporal. Enfim, treta há em todo o lado

NCD disse...

Excelente comentário do Manuel.

Embora eu duvide da teoria da conspiração do vídeo, não me parece que o facto de ele ser dentista tenha nada a ver para o caso.

Aliás acho que os títulos nada acrescentam à informação, embora façam subir as expectativas.

Por exemplo, esperaria de um cientista que abordasse um tema destes com mais propriedade.