sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

VACAS LOUCAS, LEVEDURAS NEURÓTICAS, E REGRESSO AO FUTURO


Informação recebida da Fundação Gulbenkian:

O Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Ciência Viva, vai realizar no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna, 45 A) um ciclo de conferências com o título Na Fronteira da Ciência, no qual participarão reconhecidos investigadores/cientistas.

A próxima conferência – VACAS LOUCAS, LEVEDURAS NEURÓTICAS, E REGRESSO AO FUTURO – terá lugar no dia 20 de Fevereiro, às 18h00, e será proferida pelo Prof. Tiago Flemming Outeiro, do Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa.

Poderá também consultar o site: www.gulbenkian.pt/fronteiradaciencia para mais informações e assistir à conferência, em directo, através do site: http://live.fccn.pt/fcg/

Dado o interesse revelado, estão inscritos já 200 alunos de estabelecimentos de ensino de Lisboa e do Porto.

Rita Rebelo de Andrade, Serviço de Ciência
mail – fronteiradaciencia@gulbenkian.pt
Tel. (00351) 21782 3525 /Fax (00351) 21782 3019

Sobre a palestra:

Doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, ou a doença das “vacas loucas” estão associadas com alterações na estrutura de várias proteínas, e com a sua deposição sob a forma de aglomerados proteícos. A maioria dos casos destas doenças são esporádicos, sendo o envelhecimento o maior factor de risco conhecido.

Desconhece-se ainda o papel dos aglomerados proteícos na doença, sendo possível que tenham efeitos nocivos ou, pelo contrário, protectores, sendo esta uma questão fundamental nesta área de investigação.

A levedura Saccharomyces cerevisiae está entre os organismos modelo mais utilizados em laboratório, tendo tido um papel crucial na elucidação de processos biológicos complexos envolvidos em cancro, morte celular, transporte intracelular, e no controlo de qualidade das proteínas. No laboratório, exploramos as leveduras e outros organismos modelo para estudar a base molecular das doenças neurodegenerativas e assim descobrir novas vias envolvidas na biologia das proteínas associadas com as diferentes doenças.

Várias ferramentas moleculares, como proteínas fluorescentes, permitem observar fenómenos biológicos em células ou organismos vivos, sendo assim possível estudar os processos em tempo real. Novos avanços tecnológicos têm também permitido utilizar proteínas que se pensavam nocivas para aplicações sofisticadas, que nos podem abrir novas portas no futuro para melhorar as condições de vida.

Sobre o autor:

Tiago Fleming Outeiro licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e foi estudante Erasmus em Leeds, no Reino Unido. Fez depois a tese de Doutoramento no MIT, nos EUA, onde desenvolveu o primeiro modelo em levedura para a doença de Parkinson. Trabalhou como Investigador e Consultor na empresa de biotecnologia que ajudou a criar, FoldRx Pharmaceuticals, nos EUA.

Fez o pós-Doutoramento no Departamento de Neurologia do Hospital Geral de Massachusetts, Harvard Medical School, onde se focou no estudo de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Foi um dos fundadores da BioEPI Clinical and Translational Research Center, empresa de biotecnologia em Portugal.

É convidado para dar palestras nos EUA e em Portugal e organizador de vários congressos e cursos internacionais, tanto em Portugal como no estrangeiro. Participou como avaliador de projectos no âmbito do VI e VII Programas Quadro da Comissão Europeia. Foi Presidente da Portuguese American PostGraduate Society (PAPS) em 2005-2006, e Chairman em 2006-2007. É Vice-Presidente do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses (FIIP).

É o director da Unidade de Neurociência Celular e Molecular no Instituto de Medicina Molecular (IMM) onde o seu grupo se dedica ao estudo da base molecular por detrás de doenças neurodegenerativas, com o objectivo de desenvolver novas terapêuticas. O seu trabalho tem sido financiado por agências nacionais e americanas. Mantém uma posição como investigador visitante no Hospital Geral de Massachusetts.

Sem comentários: