segunda-feira, 19 de maio de 2025

NO DIA EM QUE UMA SAPATILHA "ESMAGOU" A ACRÓPOLE

A imagem é, simbolicamente, forte. Foi, claro está, criada para o ser.
Traduz na perfeição o "ar do tempo", aquele que se respira em todo o lado e, a avaliar pelos currículos oficiais, nas escolas públicas.

A Acrópole (Atenas, século V aC.), património mundial da Unesco, símbolo do alvorecer do que designamos por cultura ocidental, a qual inclui o amor ao conhecimento e o despertar da democracia, pisada, esmagada por uma sapatilha de certa marca comercial com implantação global.

2 comentários:

Banda in barbar disse...

ao menos podia pôr a marca sempre era um acrescento, é um sinal dos deuses o ténis de zeus a abençoar os endividados gregos, é tudo uma questão de perspectiva

Anónimo disse...

Os currículos vigentes nas escolas públicas portuguesas refletem a política geral de Panem et Circenses do Governo da República, que, um dia, há de resgatar jornaleiros agrícolas, operários fabris, soldados e marinheiros, da pobreza para que foram lançados por ocasião do golpe militar do 25 de Novembro de 1975. Note-se que, "muitas das vezes" , as escolas ficam abertas nas férias para continuar a distribuir comida aos alunos. Do omnipresente circo, no pior sentido da palavra, "em contexto de sala de aula", já nem se fala porque os jornais e as televisões só querem novidades. Se, ao menos, os trabalhadores por turnos forem aumentados, no decorrer da próxima legislatura, e a carne, o peixe, os ovos, a farinha, o pão, os grelos, a manteiga, o açúcar, as batatas, os nabos e o vinho não tiverem IVA, menos mal!

AINDA AS TERRAS RARAS

  Por. A. Galopim de Carvalho Em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais ...