segunda-feira, 3 de julho de 2023

NOVIDADES DA GRADIVA: "Emoção artificial" de Jorge Gomes Miranda

  "Emoção Artificial", de Jorge Gomes Miranda.

Emoção Artificial de Jorge Gomes Miranda
– Novidade – Já disponível.

Um livro absolutamente original em que o autor, uma das mais relevantes vozes poéticas portuguesas surgidas nos anos 90, se interroga acerca do lugar da inteligência poética e das outras inteligências humanas face à inteligência artificial. Reunidos em torno de dois eixos –  o da inteligência artificial e do algoritmo – todos os poemas do livro perseguem e questionam criativamente estas duas noções e realidades que já moldam e moldarão a vida de todos nós.

Observadores do homem no tempo presente e prenunciando um incerto mundo novo, muitos dos personagens da obra — robots com envolvimento imaginativo e emocional com os humanos - interpelam o leitor para esta distópica possibilidade:
> e se no futuro os robots forem mais emotivos, compreensivos do que os próprios humanos?
> chegaremos um dia a dizer que um humano precisa de um robot, do mesmo modo que hoje sentimos que um humano necessita a seu lado de outro humano?

Em movimento o livro exploratório
navegando por oceanos e galáxias
observatório de perguntas retransmissões
e não um deserto de certezas deserções
 
imagens perscrutando perseguindo
um sentido por vir múltiplos canais
religando restituindo trilhos, traços
restaurando rostos, rastos, sinais

revivendo percepções, erros, diferenças
metamorfoseadas pela experiência dos anos
projectando o incerto, a beleza, a dissidência
a imprevisibilidade e o imperfeito humanos.

in Emoção Artificial, Jorge Gomes Miranda, Gradiva, Maio, 2023.
Já disponível: "Emoção Artificial", de Jorge Gomes Miranda. De €16,50 por €14,85.

Inteligência Artificial e Algoritmo - Livros para pensar o tempo e os desafios que já experimentamos.

As questões levantadas pela inteligência artificial e pela utilização de algoritmos transportam novos desafios a diversos níveis e exigem a reconfiguração do mundo tal como o conhecemos até agora. As dimensões ética, económica, política, estética, jurídica, filosófica e psicossociológica requerem uma nova refundação e ganham contornos diversos face às possibilidades que aquelas duas realidades já puseram em marcha.

A reflexão sobre este novo contexto começa agora surgir sob a forma de alguns livros que pensam este novo tempo que habitamos. A Gradiva, à semelhança do que tem feito nas áreas de pensamento em que mais publica - a começar pela ciência, a filosofia e a história - tem vindo a editar um conjunto de obras que respondem a esta premente necessidade de reflexão.

Também nos domínios do romance e do texto poético começam a surgir livros que questionam do ponto de vista artístico, aquilo que esta crescente digitalização do quotidiano traz de novo a campos tão subtis como a sensibilidade e a inteligência humanas. Aqui ficam as nossas sugestões de leitura.


Outras leituras sobre o tema disponíveis aqui!

Sem comentários:

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...